[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Biblioteca Clodomir Silva está passando por um período de mudanças. Sua sede está sendo reformada e seu acervo, que já chega a 55 mil livros com os mais diversos temas, será ampliado com a implantação de novos setores de leitura.

A Editora Abril doou à entidade um acervo de aproximadamente 200 gibis que farão parte da Gibiteca no novo setor de literatura infantil. “Ainda não recebemos o acervo porque achamos melhor expô-lo somente na nova sede”, disse a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho.

Outra novidade é a implantação da Cordelteca, que terá um vasto acervo de literatura de cordel. Segundo o responsável pela implantação e dinamização deste acervo, Gilmar Ferreira, a Cordelteca, com sua estrutura e conteúdo de acervo, será a primeira a ser implantada no país.

“Além dos folhetos teremos livros em prosa que contam a história da literatura de cordel, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o tema. A Cordelteca terá também a Galeria dos poetas cordelistas sergipanos e radicados em Sergipe como Manuel D’Almeida Filho, Pedro Amado do Nascimento e Poeta Miranda”, disse Gilmar.

Além disso, a Clodomir Silva vai ser uma da poucas bibliotecas do Brasil a contar com um acervo em Braille, sistema de leitura e escrita para deficientes visuais, que será implantado e coordenado por Francisco Luís de Souza, deficiente visual e membro da comissão do acervo em Braille da Coordenação de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (Cape). Este órgão municipal doará alguns títulos à biblioteca.

Além da gibiteca, cordelteca e do acervo em Braille, a nova Clodomir Silva vai contará com uma seção de documentos Sergipanos, sala de periódicos, obras raras em acervo geral, além de um auditório, sala de reuniões e elevador.

A administração municipal entende o valor da leitura para a formação cultural e sua importância para o desenvolvimento dos cidadãos aracajuanos. A preocupação da Prefeitura em democratizar a leitura aos deficientes visuais demonstra suas prioridades em diminuir as desigualdades.

Enquanto aguarda a conclusão das obras de sua sede, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva está atendendo a comunidade aracajuana em um espaço provisório localizado na rua Bahia, 626, no bairro Siqueira Campos. Entre o final de outubro e o início de novembro a nova sede da biblioteca será disponibilizada à população.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.