[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Situada a 72 quilômetros da capital sergipana, o município de Nossa Senhora das Dores foi o destino do ‘Caravana da Cidadania’, nesta sexta-feira, 28. O programa é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado, e apoio da Controladoria-Geral da União em Sergipe, para estimular a participação do cidadão no controle dos recursos públicos e no acompanhamento das ações do Governo. 

Através do ‘Seminário para Capacitação em Gestão Pública’, gestores, técnicos e a população dorense, e dos municípios circunvizinhos, tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o controle social da gestão pública, por meio das palestras ‘A Atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar’, pelo analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União em Sergipe (CGU), José Leonardo e ‘Convênios como instrumento de Políticas Públicas’, pelo diretor da Controladoria da Administração Direta da CGE, André Marques.

Além disso, a população do território do Médio Sertão Sergipano acompanhou a exposição do controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, com o tema ‘O Papel do Órgão de Controle Interno do Estado de Sergipe’, e conheceu a mais nova ferramenta virtual do governo, o portal Transparência Sergipe, lançado na última quarta-feira, 26. “No portal são disponibilizados os atos de gestão praticados pelas unidades orçamentárias no decorrer da execução da despesa”, informou Adinelson Alves.

Adinelson destacou ainda que “o seminário constitui um evento que busca conscientizar os gestores e cidadãos sobre a importância da integração das políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, para garantir a melhoria da qualidade de vida da população”.

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldom Luiz, presente ao seminário, falou da satisfação do município em sediar o ‘Caravana da Cidadania’. “É muito bom receber esse programa, que orienta e oferece mais conhecimento aos servidores públicos e à população”.

Missão

O palestrante e analista de Finanças e controle da CGE, José Leonardo, foi enfático ao dizer que “é importante que instituições estejam unidas na conscientização e, também, no estímulo ao controle social. Esse evento mostra a coesão entre órgãos de controle interno na busca de uma mesma missão: fomentar o exercício da cidadania”.

A educadora do município de Nossa Senhora das Dores, Delmanira Brito, aprovou a iniciativa do programa. “Sinceramente, achei maravilhoso. Grandes conhecimentos foram adquiridos neste encontro. A maior riqueza que podemos ter é a da informação”, comemorou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.