[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH/Semarh), realizou nesta quinta-feira, 27, durante audiência pública no município de Lagarto, a apresentação do Diagnóstico Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. O objetivo geral da audiência é promover discussões com vistas na Elaboração do Plano Estadual de Bacias Hidrográficas do Estado de Sergipe.

Durante audiência, foi discutida a importância de se planejar o uso dos recursos hídricos da bacia. O presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Luis Carlos, deu inicio a apresentação do plano mostrando a importância daquele momento não só para o Rio Piauí, mas para todo o estado. “A escassez da água, o uso desordenado, a poluição, determinam a necessidade de ação coordenada e planejada do uso e da proteção dos recursos hídricos”, declarou Luis Carlos.

Presente também na audiência, o presidente da Projetec Techne, empresa pernambucana contratada pela Semarh para elaboração dos planos de bacias hidrográficas dos rios Japaratuba, Piauí e Sergipe, esclareceu a importância do projeto para o Estado. “O Plano é um instrumento de planejamento e de gestão dos recursos hídricos, elaborado de forma participativa. Ele esta sendo discutido hoje e vai permitir visualizar a situação atual, prever cenários futuros e estabelecer metas visando à melhoria permanente da qualidade e da quantidade dos corpos de água dessas bacias”, declarou João Carlos Borba, presidente da Projetec.

Audiências

Para contemplar todo o desenvolvimento do Plano de Bacias, a Semarh realizará ainda audiências públicas para as demais bacias estaduais, a Japaratuba e a do Rio Sergipe. A do rio Japaratuba irá ocorrer nesta sexta-feira, 28, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Capela. Já a audiência para a Bacia do rio Sergipe irá ocorrer no dia 31 de maio, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Nossa Senhora da Glória.

Piaui

O rio Piauí tem um comprimento de 150 km e banha 15 municípios do Estado de Sergipe. Os seus tributários principais são os rios Arauá e o Piautinga. De toda a água consumida na bacia, 66% é fornecida pela própria bacia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.