[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No mês em que o país comemora o Combate ao Câncer, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) mostra porque é referência no tratamento da doença no Estado. Uma prova disso é a fila zerada para realização dos exames de ultrassonografia na unidade que antes funcionava apenas dois dias na semana (quarta-feira e quinta-feira) e agora o atendimento é realizado de terça à sexta-feira.

De acordo com a assistente administrativa, Mariana Aragão, esses números revelam o compromisso dos profissionais com os pacientes. “Foi um avanço muito grande. Antes atendíamos cerca de 130 pacientes por mês e os resultados duravam dez dias para serem entregues. Agora tudo mudou, dobramos o número de pacientes atendidos e entregamos os resultados num prazo máximo de três dias. Isso é o compromisso dos profissionais e das mudanças realizadas no setor que só trouxeram melhorias para todos”, enfatizou.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, é uma data que funciona como uma espécie de combustível para o trabalho que é realizado nessa área. O amor, a dedicação e a alegria são fundamentais para encorajar os pacientes que estão em tratamento. Ainda de acordo com Mariana Aragão, na Oncologia do HUSE, esses ingredientes são essenciais para um resultado positivo.

“O tratamento é complicado e muitas vezes doloroso, por isso tem que haver o comprometimento de profissionais e até mesmo do familiar que tem que participar. Zerar a fila para exames de ultrassonografia na oncologia foi uma vitória para ser comemorada nesse dia especial”, afirmou.

O coordenador médico do setor, Adolfo Scherr, ressaltou os benefícios para os pacientes que antes aguardavam de 2 a 3 meses para a rede regular e realizar o exame. “Nós tínhamos um profissional que era designado para a Oncologia e que fazia as ultrassonografias, mas como a demanda era muito grande um só não estava dando conta, então escalamos outro profissional para fazer o revezamento e com isso conseguimos zerar mesmo a fila. Aqui na Oncologia realizamos ultrassonografia de abdômen total, mama, transvaginal entre outras. O paciente não precisa ir para posto de saúde, o exame é marcado na própria sala de exames e é agendado para os nossos profissionais fazerem. Como houve essa agilidade na fila, eles marcam praticamente para o mesmo dia e isso é um grande avanço e um benefício para o paciente que muitas vezes precisa do exame. Vale salientar que não é aberto para o público em geral. O serviço é apenas para os pacientes cadastrados na Oncologia”, destacou.

Centro de Oncologia

Criado em 1996 e classificado pelo Ministério da Saúde como Centro Avançado de Alta Complexidade (CACON), o Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite trabalha nos mesmos moldes dos principais serviços de Oncologia do Brasil, apresentando propostas de tratamento completas e integradas, sempre respeitando as particularidades de cada paciente.

De janeiro a outubro de 2013, foram realizados no Centro de Oncologia do Huse 25.976 atendimentos gerais, com 14.764 sessões de radioterapia, 13.961 sessões de quimioterapia e 485 procedimentos cirúrgicos. Os quase 700 pacientes cadastrados são assistidos diariamente por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.