[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A sétima noite está apenas começando no Forró Caju 2007 e no palco Gerson Filho a animação teve início ao som de Nadinho do Acordeon e com a apresentação do grupo regional Pífano de Pife. Um dos shows mais esperados da noite nesse palco é o do cantor sergipano Nino Karva, dono de um trabalho que busca a preservação da música regional.

Em seu show de hoje, Nino está fazendo o público dançar ao som de músicas de seu antigo cd, intitulado ‘Mangaba Madura’, e de seu trabalho atual, que homenageia esse ritmo tão nordestino que é o forró, ‘Aquarela para Pandeiro ou Cajueiro Forró Clube’. As letras de suas músicas falam de problemas sociais, existenciais, amor, drogas, internet e globalização.

Além de mostrar um trabalho mais autoral, em sua apresentação ele canta músicas de grandes compositores como Clemilda, Luiz Gonzaga e Trio Nordestino. “O incrível é que nós fazemos shows de forró sem sanfona e zabumba. A cada show, as pessoas se impressionam com isso. Além do mais, fazemos a mistura do forró tradicional com blues, o funk, o rock. Acredito que demonstra que qualquer musicalidade pode ser universal”, explica o cantor.

Um momento contagiante do seu show é quando ele recita versos de cordel, usando seu talento para performances cênicas. Há vários anos se apresentando no Forró Caju, o cantor diz que é um grande prazer fazer parte dessa que é a maior festa junina do país.

“O evento cresceu muito nos últimos anos, o que é muito bom pra cultura local. Abriu as portas para vários talentos mostrarem seus potenciais. Foi um salto fenomenal! Fico muito feliz por fazer parte de uma festa tão grandiosa”, comemora Nino.

Trajetória de sucesso

O cantor e compositor Nino Karva é sergipano de Simão Dias. Ele é um dos artistas que veio do interior e busca agregar a rica cultura popular do estado à sua produção musical. Em seus trabalhos, faz referências à sua terra natal, por meio de do trabalho de repentistas e violeiros. Nino valoriza a musicalidade regional, mas sempre faz misturas com sonoridades de outras culturas, como é o caso do blues e do rock.

Em sua primeira participação em um festival de música, o Festival Novo Canto de 1987, saiu vencedor. A partir daí, lançou outros trabalhos, seguindo um caminho de sucesso. Em 2006, a música ‘Pós-Moderno’, de Nino, foi vencedora do Sescanção.

Nino Karva é um artista com vários talentos. Além de compositor e cantor, ele é ator profissional e luthier, ou seja, profissional que cuida da produção e manutenção de instrumentos de cordas. Por causa desse trabalho de lutheria, Nino foi até Beijing ano passado, capital da China, onde expôs os modelos de violões criados por ele, vendeu cds, trabalhou em instrumentos inacabados e fez shows. “O mais bacana é que eu levei junto comigo os nomes de Sergipe e de Aracaju”, afirma orgulhoso.

Após o show de Nino Karva, se apresenta no Gerson Filho, palco alternativo do Forró Caju, a banda de forró Casaca de Couro, que promete não deixar ninguém parado nessa noite.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.