[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a chegada do verão o calor é ainda muito mais intenso que nas estações anteriores. De acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), os  primeiros dias do  mês de janeiro serão marcados pelo  aumento da  instabilidade atmosférica. Provocando, de forma isolada, ampla nebulosidade em grande parte do estado.

Segundo explica o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, a nebulosidade deverá seguir aumentando nos próximos dias, mas a baixa quantidade de chuvas e a instabilidade do tempo são fatores que ainda não permitem a mudança do quadro geral de estiagem. Enfatiza ainda que essa situação é da ordem temporária climática, da dependência das condições do atlântico.

“O aquecimento das águas de superfície do mar do Atlântico Sul na Costa dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas marcam  índice térmicos de 0,5 a 1ºC grau. Esses índices térmicos vem contribuindo com recargas de  umidade na atmosfera do Nordeste do Brasil. Atualmente,  especificamente na região tropical, as águas da superfícies estão frias numa grande extensão”, explicou  o meteorologista.

Sistema Atmosférico

Climatologicamente, a situação do tempo e clima no Nordeste para todo o mês de janeiro está sob a condição do sistema atmosférico denominado Vórtices Ciclônico, é o que afirma ainda Overland Amaral.

“Esse sistema vem autuando sobre a nossa região, gerando assim, bastante nebulosidade nas suas bordas, atingindo por sua vez Sergipe pela região do sertão. O sistema exige uma recarga atmosférica de umidade muito grande, uma vez que essa umidade  tem sido alimenta pelo escoamento vindo da Amazônia, onde a parte de contribuição do oceano ainda permanece com um déficit de sua umidade”, analisou.

Sergipe

Em  algumas localidades do estado, a exemplo do municípios de Itabaianinha e Riachão do Dantas, o meteorologista afirma que houve chuvas com índices em torno de 20 mm decorrente da atuação desse sistema. “Vale frisar que essas chuvas também já estavam previstas, uma vez que nas demais localidades essas chuvas foram apenas  de 2 a 5 mm decorrente de efeitos de brisas geradas entre a madruga e o amanhecer”, pontuou, revelando que essas chuvas  irão continuar, de forma isolada, no Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.