[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os tambores vibrantes e potentes pulsando nas levadas de maracatu e coco de roda, entre outros ritmos brasileiros vindos de Pernambuco e do Nordeste, aliados aos riffs de rock das guitarras e baixos dançantes estarão juntos hoje à noite, 27, na praia de Atalaia, com o grupo Nação Zumbi. O show faz parte do Projeto Verão 2005 e contará também com a participação da banda de reggae sergipana, Reação.

O Nação Zumbi nasceu nos idos anos de 1989, junto com o “Movimento Mangue”, que propunha redimensionar os ritmos regionais de forma que eles pudessem ser entendidos e encaixados nos dias de hoje por todos, seja no Brasil ou em qualquer lugar imaginável.

Devido à sua formação única e original, Chico Science e Nação Zumbi saíram na frente e logo conseguiram gravar seu primeiro álbum no final do ano de 1993 para ser lançado em 1994 com o sugestivo nome de “Da lama ao caos”, pela gravadora Sony Music, que representou um choque inovador na linguagem musical existente, agradando a muitos e tendo seu lugar de destaque.
Em 1996 lançaram seu segundo álbum intitulado “Afrociberdelia”, também pela Sony Music. Uma mistura da cultura africana, tão enraizada no Brasil, cibernética e psicodelia, recheado por várias e novas possibilidades sonoras.
Em 1997 ocorreu um fato que mudaria para sempre a trajetória da banda e da música no Brasil: Morre Chico Science. Líder e mentor da banda envolveu-se em um acidente de carro a uma semana do carnaval entre as cidades gêmeas Olinda e Recife. A banda amargou um luto de quase dois anos antes de voltar renovada e com toda a força, após um período de readaptação, o qual, dura até os dias de hoje.

Com Jorge du Peixe saindo da percussão e assumindo de vez os vocais, a banda deu a volta por cima lançando em 2000 o independente álbum “Rádio Samba”, pelo selo YBrasil?Music. Em 2002 a Nação Zumbi dá mais uma prova de sua vitalidade e criatividade ao lançar pela gravadora Trama o álbum homônimo “Nação Zumbi”.

Com todos estes anos de intensas atividades (quase treze) a Nação Zumbi conseguiu concretizar seu objetivo inicial, o qual consistia em promover e propiciar uma agitação cultural não somente em sua cidade, mas também no resto do país e ao redor do mundo. O Nação Zumbi é formado por: Dengue (contrabaixo); Gilmar Bolla 8 (tambor e voz); Jorge Du Peixe (voz, tambor, scratches e melodia); Lúcio Maia (guitarras; pupilo, bateria, percussão e tambor); e Toca Ogan (percussão e voz).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.