[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começou hoje, dia 16, no bairro Soledade, zona Norte de Aracaju, o mutirão de combate ao mosquito da dengue, promovido pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde – SMS – em parceria com a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos.
Agentes de saúde da Soledade, dos bairros Lamarão e Santos Dumont, e funcionários da Emsurb iniciaram pela manhã as visitas e ações de reconhecimento dos possíveis focos. Renato Sales, agente de saúde do Lamarão, afirma que nesta área os índices de infestação são altos, principalmente pelo hábito de alguns moradores em depositar o lixo em terrenos baldios, facilitando o acúmulo de água.
As equipes foram divididas entre as visitas residenciais e o trabalho de campo. Nas casas por onde passam, os agentes de saúde fazem a vistoria de caixas d´água, vasilhames, latas, garrafas ou qualquer recipiente que possa vir a ser um possível criadouro do mosquito, além de ensinar e informar aos moradores como acabar com os criadouros. Já no trabalho de campo os agentes reconhecem as áreas de foco, fazendo a limpeza do terreno e retirando do local qualquer possível criadouro.
Foram registrados alguns casos de dengue entre a população local. “Os moradores encontraram dois focos, um na lavanderia e outro aqui no vizinho” disse Rosineide Souza, moradora do Soledade, que contraiu dengue semana passada e já começou a guardar todos os recipientes do quintal de sua casa.
Os trabalhos vão até a sexta, dia 20, quando os agentes devem ter terminado as visitas a todos os terrenos e casas do bairro. “O trabalho será intensificado, estamos trabalhando manhã e tarde para poder controlar mais rápido os focos da dengue na Soledade”, garantiu a agente de saúde Joelma Dantas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.