Música, teatro e leitura encerram festas de fim de ano na Pediatria do HUSE
As crianças assistidas na Pediatria do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) receberam na tarde de quinta-feira, 27, a visita da biblioteca itinerante ‘Marinete do Saber’, da Secretaria de Educação de Aracaju. A visita encerrou uma vasta programação de natal, repleta de atividades artísticas e recreativas, que os profissionais da Pediatria do HUSE promoveram para as crianças assistidas na unidade.
A visita do ônibus adaptado em forma de biblioteca proporcionou uma tarde de leitura, sonhos e muita imaginação para a garotada. Fora do ambiente hospitalar e diante de um grande acervo de livros infantis, a professora do projeto, Telma Santos da Silva, contava histórias e interagia com os pequenos. "Quando recebemos o convite do hospital, ficamos surpresos. Essa é a primeira vez que trabalhamos a Marinete com crianças hospitalizadas e a experiência foi sensacional", comentou a professora.
Para que todas as crianças pudessem participar do baú de leituras, a equipe da Pediatria do HUSE montou um esquema para conciliar os horários. Apenas as crianças de colo e as que se encontravam em situação mais delicada não puderam participar.
"Nós conversamos com a equipe médica e com os nutricionistas e solicitamos que as medicações das crianças fossem aplicadas num horário em que pudéssemos conciliar com a atividade", explicou a assistente social do hospital, Goreti Figueiredo.
Para Patrícia Gonçalves, mãe da pequena Helen Noeli, as atividades fora do leito e do ambiente hospitalar favorecem o bem estar e a recuperação da auto-estima das crianças. "É muito incômodo passar o dia inteiro dentro de um quarto de hospital. Aqui fora, elas se sentem mais entusiasmadas", disse.
Programação
Durante a manhã, a programação da unidade foi animada pelo coral ‘Vozes da Inocência’, composto por crianças do bairro Soledade. O grupo existe há dois anos e é coordenado pela funcionária do HUSE Maria do Carmo de Jesus. Atualmente, 41 crianças integram o projeto, que se mantém com doações de parceiros.
A programação natalina da Pediatria do HUSE teve início no dia 5 de dezembro. Durante todo o mês, atividades envolvendo apresentações de grupos de corais, grupos teatrais, folclóricos e grupos de dança proporcionaram a alegria das crianças atendidas na unidade.
De acordo com Goreti Figueiredo, as atividades de recreação são desenvolvidas pela coordenação da unidade durante o ano todo e enfatizadas nas principais datas comemorativas. "Nossa meta é sempre humanizar o atendimento e tornar o ambiente hospitalar mais harmonioso para as crianças", explicou a assistente social.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]