[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta segunda, 2, uma reunião com os representantes dos municípios que decretaram situação de emergência no período em que Sergipe sofria com chuvas torrenciais em abril de 2010. No encontro foram estabelecidos critérios para a realização da entrega de kits de material de construção às vitimas das enchentes.

O Governo Federal enviou, em setembro do ano passado, o recurso para prestar atendimento às vítimas. Como a verba chegou às vésperas de encerrar o prazo do decreto de emergência, a solução encontrada pela Seides foi utilizar o recurso legal da licitação para adquirir os kits, processo que só pode ser iniciado após o período eleitoral.

A primeira licitação aconteceu ainda em 2010, porém a empresa ganhadora desistiu do negócio. Após o fechamento do exercício financeiro de 2010, o segundo processo foi tramitado e a empresa vencedora irá iniciar a entrega dos materiais ainda este mês. A Seides adquiriu 1.081 kits de material de construção.

A Secretaria da Inclusão ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro, e a outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção a novas inundações.

“Iremos definir o cronograma de entrega dos materiais junto ao fornecedor. Em seguida, informaremos aos municípios o dia que cada um irá receber seu material. Até a próxima segunda-feira, o cronograma de entrega dos kits estará definido”, ressaltou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major José Erivaldo Mendes, destacou a contrapartida dos municípios para a efetivação da entrega dos materiais. “Convocamos esta reunião para tratarmos do sistema de entrega dos kits de material de construção. É importante que o município disponibilize um local para receber os materiais. O município também fica responsável pela montagem e distribuição dos kits”, apontou.

Organização

Durante a reunião, os representantes municipais foram informados que receberão um termo de requerimento com a lista dos materiais que serão doados, que deverá ser assinado pelos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas. No ato da entrega dos kits, que será realizado pelo município, os beneficiários assinarão um termo de recebimento comprovando a aquisição dos materiais.

Participaram da reunião os representantes da Barra dos Coqueiros, que receberá 33 kits, Brejo Grande (29), Carmópolis (204), Ilha das Flores (9), Itabaiana (15), Laranjeiras (382), Neópolis (4), Nossa Senhora do Socorro (59), Maruim (59), Pacatuba (35) e São Cristóvão (92).

Reconstrução

A secretária adjunta de Assistência Social de Carmópolis, Maria de Angélica de Jesus, afirmou que o material de construção será de grande valia para as pessoas que tiveram suas casas danificadas. “Nunca deixamos de acreditar nas providências dos Governos Federal e Estadual e sempre tivemos a garantia que o material seria entregue. Os kits serão recebidos com a muita satisfação. O importante é que o governo cumpriu o seu papel”.

O coordenador da Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Santos, destacou que a entrega será realizada assim que o material chegar ao município. “A nossa logística para a entrega dos materiais está pronta, o galpão para receber os kits está reservado e os beneficiários já estão organizados. Só estamos aguardando a chegada do material. O Governo do Estado e a Assistência Social do município vão trabalhar juntos para o benefício dessas famílias”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.