[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O serviço de odontologia básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantado desde o início da gestão do prefeito Marcelo Déda é considerado um dos melhores do país. Profissionais capacitados desenvolvem atendimento de qualidade em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da rede.

Um dos fatores que elevam o serviço prestado a essa categoria de destaque nacional está na qualidade dos consultórios odontológicos que, muitas vezes, apresentam uma estrutura melhor do que consultórios particulares. “A qualidade dos aparelhos disponíveis nas unidades proporciona aos usuários um tratamento completo e eficaz”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal, Ana Márcia.

Dentre os aparelhos que estão disponíveis para a comunidade nas unidades, destaca-se o fotopolimerizador, permitindo que os profissionais executem restaurações totalmente estéticas; caneta ultrasônica para profilaxia, faz com que a profilaxia, que antes era um tratamento braçal, aconteça com um simples toque do aparelho no dente.

Outro equipamento disponível é o consultório móvel, que permite assistência odontologia a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Além destes aparelhos, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza materiais odontológicos de qualidade, que facilitam o atendimento. Um destes é a resina fotopolimerizável, que é usada em restaurações estéticas, extinguindo o silicato, e a resina auto polimerizável, os quais causavam escurecimento dos dentes e má adaptação.

Outro fator de grande importância é o estímulo que os dentistas das equipes de saúde bucal do Programa de Saúde da Família (PSF) têm que recebem os melhores salários do país (R$ 3.600) e oferecem à população aracajuana um atendimento de qualidade e resolutividade, aumentando a auto estima dos usuários que sabem que podem contar com um atendimento excelente.

Novas unidades
Nas novas unidades de saúde, os consultórios são equipados seguindo a portaria nº453 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a estrutura física e as normas de biossegurança.

Atualmente no quadro de pessoal da SMS existem 135 dentistas, sendo 50 nas equipes do PSF, que fazem atividades preventivas; 66 dentistas ambulatoriais que fazem atendimentos em consultórios; e 19 dentistas especialistas, que trabalham na odonto pediatria, radiologia, endodontia (canais), periodontia (gengivas) e atendimentos a pacientes especiais.

Além de oferecer todos esses serviços, a SMS recentemente, através do Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS), realizou uma capacitação com todos os 92 auxiliares de consultório dentário, no intuito de promover melhorias no atendimento ao público.

Ações preventivas
Diversas ações preventivas são desenvolvidas pela SMS, dentre elas: palestras educativas em todas as unidades, em escolas e nos bairros com atividades como escovação e aplicação de flúor. “Apesar de todos esses recursos tecnológicos que o programa de Saúde Bucal oferece à população, a melhor arma continua sendo a prevenção. É através dela que podemos evitar todas as doenças bucais”, finalizou Ana Márcia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.