[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mulheres carentes que integram a “Visitação Caixa da Gestante Carente”, entidade sem fins lucrativos, receberam nesta manhã, 22, certificados de conclusão do curso de cabeleireiro. A iniciativa é da Prefeitura de Aracaju/Fundação Municipal do Trabalho, que por meio de parceria possibilitou essa profissionalização, inclusive com a colocação no mercado de trabalho de algumas das treinandas.

Em meio a bebês, choro, confecção de mamadeiras, amamentações e outras atribuições que são voltadas para mães, as alunas fizeram o curso de cabeleireiro, na “Visitação Caixa da Gestante Carente”, sediada na rua Itabaiana, 66, Centro de Aracaju. O curso ocorreu em clima de irmandade, sendo uma mulher auxiliando a outra para cuidar das crianças, inclusive com a participação efetiva da instrutora e da diretoria da entidade, que é formada por mulheres voluntárias, que se voltam às questões sociais e prioritárias.

O grande diferencial desse curso foi a força de vontade dessas mulheres que, mesmo gestantes ou com bebês, enfrentaram todas as barreiras e conquistaram a qualificação profissional, a realização de um sonho. Cleonice dos Santos, 34 anos, recebeu o seu certificado emocionada, considerando que, ao terminar o treinamento está empregada em um salão de beleza. “Valeu à pena o nosso esforço. Foi uma surpresa a minha colocação no mercado de trabalho. Não tenho palavras para expressar em agradecimento a Prefeitura e a instituição que nos acolheu”.

Débora Feitosa dos Santos, 25 anos e mãe de dois filhos, explicou que freqüenta a entidade desde a sua segunda gravidez e que teve a oportunidade de fazer cursos que, hoje, resultam em renda. “Não vou parar. Quero aprender muito mais”.

A presidenta da A Visitação Caixa da Gestante Carente, Marisa Sobral Melo, esclareceu que a entidade foi fundada há cerca de 22 anos, tendo como preocupação básica a assistência à mulher, bem como a profissionalização. “Essa parceria com a Prefeitura foi maravilhosa e desejamos dar continuidade para oportunizar a capacitação para outras mulheres necessitadas”, disse.

A instrutora do curso e cabeleireira há 33 anos, Maria José Nunes dos Santos, disse que, dentre todos os treinamentos que já ministrou, esse foi diferente e gratificante. “O público-alvo foi mulheres gestantes ou com bebezinhos e o esforço delas foi, sem sombra de dúvidas, redobrado”, comentou, acrescentando que o curso ocorreu em meio à amamentação, choro e corre-corre da petizada. “Elas conseguiram. O grupo provou que tudo é possível quando se deseja”.

A técnica em educação profissional Cléo Santana, representando o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, disse que a parceria com a entidade foi gratificante, descrevendo que dentre os projetos que são desenvolvidos, a preocupação da administração do prefeito Marcelo Déda também está voltada para a qualificação profissional e, principalmente para mulheres que desejam a capacitação para adentrar no mercado de trabalho.

Diante dos pedidos para a continuidade de outros cursos, por parte das treinandas, Cléo adiantou que o presidente da Fundat a autorizou a informar que novos treinamentos serão oferecidos a partir do próximo ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.