[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Diz a lenda que a dança de São Gonçalo do Amarante, uma das mais belas do folclore regional, é do início do mundo. De origem lusitana, a manifestação que está sendo relembrada hoje apresenta um Santo diferente que, de acordo com a história, tocava e dançava com prostitutas para que elas não pecassem.

O culto a São Gonçalo acontece sempre no primeiro domingo do mês de janeiro. Entretanto, o projeto 5ª Imaginação estará apresentando neste mês de agosto (mês do Folclore) alguns trabalhos que, por meio da imagem e de discussões, podem revelar mais detalhes desta manifestação folclórica.

A 5ª Imaginação acontece nas últimas quintas-feiras de todos os meses. Os temas são variados, sempre focalizados em apresentações de manifestos das artes-visuais. De acordo com Naide Barboza, coordenadora do setor audiovisual da Galeria Álvaro Santos, o espaço é aberto para quem se sentir interessado em apresentar trabalhos nesta área.

Na programação de hoje, dia 28, está incluída a mostra fotográfica intitulada “São Gonçalo: do Amarante ao Mussuca”, de Márcio Garcez. Vão ser 15 fotos da comunidade da Mussuca, do município de Laranjeiras, fruto de dois anos de pesquisa. “A dança de São Gonçalo se diferencia na Mussuca, que antigamente era um quilombo negro, justamente por ter características mais afro”, explica Márcio.

Além da mostra fotográfica, haverá a exibição de um vídeo sobre a dança de São Gonçalo, produzido por César Macieira e com texto da professora Beatriz Góis Dantas; uma palestra com a professora Beatriz Dantas, com o tema “São Gonçalo em 3 dimensões”; e a mostra de trabalhos artesanais do Projeto Arteiros, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, que tem a coordenação do professor Ítalo Correia.

O projeto Arteiros irá expor estandartes e bolsas com figuras do folclore sergipano, relicários e licores. O resgate do folclore sergipano faz parte do plano que a Funcaju vem traçando numa tentativa de atar os laços culturais do povo local.

A 5ª imaginação tem início às 20 horas na Galeria de Artes Álvaro Santos, na sala de conferências. Mais informações pelo telefone 3179-1308.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.