Moradores do Santa Maria participam de debate sobre Plano Diretor
O Santa Maria é hoje um dos bairros mais problemáticos de Aracaju. No lugar falta infra-estrutura, as ruas não são calçadas e muitos trechos não oferecem condições de acesso para veículos. Os moradores também enfrentam problemas com o sistema de transportes que não atende a demanda. “O transtorno vivido hoje pela comunidade é resultado da falta de planejamento urbano por parte do governo estadual que construiu várias casas no bairro sem se preocupar em assegurar condições mínimas de habitabilidade”, relata Lúcia Falcón, secretária de Planejamento, ao garantir que o Plano Diretor é um instrumento importante para toda a cidade, mas que tem um peso maior e fundamental para o Santa Maria, em função de todos os problemas de ordem urbanística que envolvem o lugar.
Políticas que protejam o meio ambiente também fizeram parte das reivindicações da comunidade do Santa Maria, Aeroporto e da Zona de Expansão que compreende o Robalo, Areia Branca e Mosqueiro. A preocupação da comunidade com o meio ambiente é respaldada no grau de degradação da área. “A comunidade enfrenta o problema da lixeira, do canal Santa Maria, da falta de investimentos no sistema de esgotamento sanitário. Há também um sinal de alerta com relação as dunas que correm o risco de desaparecer”, explica a secretária Lúcia Falcón.
Morador há quatro anos do bairro Santa Maria, o auxiliar administrativo Paulo José da Silva afirma que pela primeira vez na vida é lhe dado a chance de discutir o crescimento urbano de seu bairro. “É um fato histórico que precisa ser muito bem aproveitado por toda a população. Esse é o momento de marcar presença, de participar para que no futuro todos tenham um instrumento legal em mãos, o qual vai respaldar nossas reivindicações”, disse ele. Jeremias dos Santos reforça a importância da participação popular no processo de revisão do Plano Diretor. “Ninguém melhor que o próprio morador do bairro para saber quais os problemas e quais as demandas que precisam ser atendidas. Ninguém melhor que o povo para definir suas prioridades. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns pelo ato democrático de dar voz e voto ao povo na elaboração do Plano Diretor”, disse o morador do Santa Maria, bairro que vem sendo beneficiado pelo projeto Santa Maria Protege, um conjunto de obras de infra-estrutura que irá melhorar muito a qualidade de vida na região.
Plano Diretor
Hoje o processo de revisão do Plano Diretor será discutido com a comunidade do Distrito IV que compreende os bairros América, Novo Paraíso, Capucho, Olaria, Siqueira Campos e José Conrado de Araújo. A reunião será na escola Carvalho Neto, na rua Rio Grande do Sul, 1351- Siqueira Campos.
O Plano Diretor é uma Lei Municipal que deve ser elaborada com a participação da sociedade civil para organizar o crescimento e funcionamento da cidade. Sendo um importante instrumento para a gestão do espaço da cidade, para a democratização do acesso aos serviços e equipamentos urbanos, para a preservação dos recursos naturais e para o fortalecimento potencial econômico do município. A Lei do Plano Diretor define as diretrizes de ordenamento e controle do uso e da ocupação do espaço urbano, apontando o que deve ser protegido, estimulado ou proibido no que se refere ao crescimento da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moradores do Santa Maria participam de debate sobre Plano Diretor – Fotos: Pedro Leite