[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em clima de festa e descontração, 120 moradores do bairro Coroa do Meio receberam no sábado à noite, dia 20, certificados de conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Aracaju. O evento, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas, aconteceu no Espaço Artístico e Cultural Armazém Manuela, na rua Professor José Freitas de Andrade, 3.851, Coroa do Meio.

Os objetivos da atual administração estão sendo atingidos, no que diz respeito à capacitação da mão-de-obra para o enfrentamento no competitivo mercado de trabalho. Pelo menos no curso de cabeleireiro, algumas treinandas já estão desenvolvendo a atividade. Na oportunidade, o prefeito Marcelo Déda foi homenageado com diploma de honra ao mérito, título concedido pela Associação de Defesa e Produção do Jardim Atlântico.

Os cursos de camareira, recepcionista, técnicas de gerenciamento de hotel e pousada, integraram o Projeto de Trabalho Técnico Social, parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria de Planejamento (Seplan), e a Caixa Econômica Federal.

Os cursos foram ministrados no Centro de Treinamento da Seplan, na Coroa do Meio. Já os treinamentos em informática básica e avançada e cabeleireiro foram realizados com recursos próprios da Prefeitura, disponibilizados na Associação de Defesa e Produção do Jardim Atlântico. Além da preparação para o mercado de trabalho, a proposta também é promover o resgate da cidadania e, ainda, elevar a auto-estima de cada participante.

O evento contou com as participações do presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, representando naquele ato, o prefeito Marcelo Déda; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Alex Norat; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio Carlos da Silva Góis; secretário adjunto da Seplan, Fernando Marcelino; gerente-geral do Banco do Nordeste, Noélio Pires da Rocha; presidente da Associação de Defesa e Produção do Jardim Atlântico, José Augusto Gama.

Em pronunciamento, Alex Norat afirmou que a parceria entre a Caixa e a Prefeitura vem dando certo. “É uma enorme satisfação contribuir para a geração de emprego e renda junto à população aracajuana. É através de parcerias como esta, que colaboramos para a melhoria da renda familiar de diversas pessoas”, comentou.

“A Prefeitura disponibiliza instrutores especializados e todo material necessário na execução dos treinamentos”, destacou o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, acrescentando que a administração do prefeito Marcelo Déda está contribuindo para mudança no perfil socioeconômico da cidade de Aracaju.

Na opinião de Edson Caetano, a realização de cursos profissionalizantes é extremamente importante na vida de qualquer cidadão. “Nossa meta é preparar o cidadão, dando-lhe condições suficientes para que ele possa desenvolver sua atividade da melhor maneira possível”, esclareceu, complementando que várias pessoas já conseguiram emprego através da intermediação da mão-de-obra em empresas parceiras da Fundat.

Realizações
A estudante do ensino médio, Tatiane Ferreira da Paixão, 18 anos, acredita que o treinamento recebido lhe dará a oportunidade de conseguir seu primeiro emprego. “Apesar de ter pouca idade, aprendi muito no decorrer das aulas. Agora espero trabalhar como camareira e ajudar nas despesas de casa”.

Enquanto isso, no curso de cabeleireiro, 26 mulheres obtiveram o certificado e algumas já estão atuando na área. Os exemplos são Marineide Conceição e Maria do Santos, que juntas abriram um salão de beleza e, em sociedade, trabalham com grande satisfação após todo o aprendizado. Elas aprenderam as principais técnicas de cortar cabelos feminino e masculino, dar relaxamentos, escovas, alisamentos e outros. “Quando entrei no curso de cabeleireiro somente sabia cortar, mas foi durante as aulas que me aperfeiçoei e aprendi técnicas nunca vistas antes”, declarou Marineide.

Já no curso de gerenciamento de hotel e pousada, a expectativa é ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho. “Com o certificado em mãos tudo é mais fácil. Tenho certeza que atuarei com qualidade na atividade que irei desenvolver. Espero conseguir um emprego nos próximos meses. O campo profissional é restrito, mas também são poucas pessoas preparadas no mercado”, observou a estudante Adriana Batista Santos.

Clima de festa
A programação teve seqüência com a escolha da “Garota Coroa do Meio”, evento organizado pela Associação de Moradores. As primeiras colocadas foram agraciadas com prêmios, como telefone celular, jóias, fim de semana no Parque Aquático Timbó. Também foi realizada a escolha da Miss Terceira Idade, com a entrega de brindes como jóia, relógio e kit completo de beleza.

A festa ainda foi abrilhantada com a participação da cantora Célia Gil e Banda. No encerramento, o clima esquentou com o show da Banda Skema, com os artistas Johnny Reis, Jhomara e Marcela. O grupo atendeu aos pedidos do público, inclusive, terminando a apresentação com frevo, pagode e músicas carnavalescas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.