[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou nesta terça-feira, 2, a ser comandada por Mônica Sampaio que, até então, presidia a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Convidada pelo governador Marcelo Déda para substituir Rogério Carvalho, que se afastou da SES para reassumir o cargo de deputado estadual, a nova secretária reafirmou o compromisso de dar continuidade à reforma sanitária e gerencial pela qual passa a saúde pública em Sergipe.
 
“Fui convocada a dar continuidade a este processo de mudança, implementando a regionalização da assistência, consolidando os Colegiados Interfederativos Regionais, efetivando o Contrato de Ação Pública, consolidando as políticas de saúde da atenção básica e psicossocial, de forma a implantar o padrão de integralidade do SUS estadual e, concluindo, a implantação de garantia de acesso à saúde”, discursou Mônica Sampaio, durante o ato de transmissão de cargo ocorrida no auditório da SES.
 
Antes, ela já havia sido empossada pelo governador, em solenidade no Palácio dos Despachos, juntamente com os novos secretários do Meio Ambiente (Semarh), Genival Nunes, e da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), Luci Silva. Eles assumiram o lugar deixado, respectivamente, por Márcio Macedo e Conceição Vieira, que, assim como Rogério Carvalho, também tiveram que se desincompatibilizar do cargo.
 
Reconhecimento
 
Em discurso, Mônica Sampaio destacou sua militância pela saúde pública e o compromisso de trabalhar em prol do SUS em Sergipe. “São muitas batalhas travadas com vários companheiros de caminhada, desde os bancos da universidade até chegarmos à gestão municipal de Aracaju e, hoje, estadual, em que somamos ao coro dos que já tinham interesse em mudar. Agregamos força e maturidade para conduzirmos este projeto”, lembrou a secretária.
 
Ela se referiu ao período em que também integrou a equipe de Rogério Carvalho como secretária adjunta da Saúde, quando Marcelo Déda foi prefeito da capital. “Agora, a nomeação de Mônica Sampaio para o cargo de secretária de Estado Saúde representa a garantia de que o projeto ‘Saúde Toda Vida’ não será interrompido e que terá à frente alguém que participou da sua concepção”, disse Rogério Carvalho, ao citar o projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, em curso no Estado desde 2007.
 
Na ocasião, o ex-secretário enfatizou a importância de cada servidor da SES na execução do projeto para continuidade dos trabalhos. “Cada pessoa que trabalhou conosco é militante do projeto e não podemos desanimar agora”, disse Carvalho, desejando à nova secretária força, determinação e perseverança frente à Saúde estadual, e se colocando à disposição para colaborar, enquanto deputado estadual, com o trabalho do Governo de Sergipe no setor.
 
Para finalizar, ele destacou as conquistas alcançadas com a reforma em três anos de gestão. “Criamos um novo arcabouço institucional para o SUS de Sergipe, instituímos três fundações estatais e as colocamos para operar, além de assinarmos com os municípios o Contrato de Ação Pública, que define o papel de cada ente federado para assegurar a execução dos serviços de saúde para a população. Tudo isso representa conquistas de um projeto ousado, que muitos céticos não acreditaram que daria certo”, concluiu o ex-secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.