Ministro da Saúde aponta Aracaju como destaque em eficiência no sistema SUS
“Segundo a referência da área de Informática do Ministério da Saúde, Aracaju é a cidade onde o sistema melhor funciona no país. E eu estou tendo a oportunidade de conhecer como se estrutura um centro de saúde para dar suporte ao Programa de Saúde da Família”, revelou o ministro, em relação ao gerenciamento do Sistema Único de Saúde.
O ministro descerrou a placa inaugural da unidade de saúde Cândida Alves ao lado do prefeito Marcelo Déda e, em seguida, percorreu todas as instalações ao lado das demais autoridades presentes ao ato, incluindo parlamentares estaduais e municipais, prefeitos de municípios do interior, profissionais de saúde, além da população do bairro.
Atendimento
A unidade de saúde Cândida Alves conta, a partir da ampliação de sua estrutura, com seis equipes do Programa Saúde da Família que prestam assistência integral a uma população de 23 mil pessoas dos bairros Santo Antônio, Industrial e adjacências.
A reestruturação da unidade obedeceu a padronização exigida pelo Ministério da Saúde, e conta agora com sala de espera, equipada com televisão e vídeo, consultório odontológico com duas equipes, sala de observação para atendimento de casos mais graves que aguardam remoção para o hospital, sala de reunião e de acolhimento.
O prefeito Marcelo Déda afirmou que em seus 4 anos e 8 meses da primeira e desta administração foram elencadas diversas prioridades, dentre as quais a saúde ocupa um lugar de destaque. “Nós estamos nos empenhando na construção de políticas públicas racionais e integradas, onde a participação popular é um elemento fundamental que orienta a administração a direcionar seus investimentos”, disse o prefeito.
Segundo ele, a vinda do ministro da Saúde e a execução de diversos projetos em benefício da população demonstram que o Brasil não está parado. “Nós estamos passando por um momento difícil, uma grave crise que nos motiva a promover diversas reflexões, porém, uma crise que não é maior do que o Brasil”, disse Marcelo Déda, em seu pronunciamento.
Finalizando, o prefeito afirmou que foi colega de Saraiva Felipe na Câmara Federal, mas não conhecia sua atuação científica. “Quando soube que a pasta da saúde seria ocupada por Saraiva Felipe, o presidente Luís Inácio Lula da Silva fez questão de me mostrar o extenso currículo com vastas experiências no campo científico. Tive a certeza de que teremos um ministro que cumprirá fielmente todas as tarefas que lhe forem delegadas pelo presidente”, afirmou Marcelo Déda, em relação à Saraiva Felipe.
Participaram da solenidade os deputados federais Jackson Barreto, Heleno Silva e Jorge Alberto; os deputados estaduais Francisco Gualberto e Ana Lúcia Menezes; o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o líder do prefeito na Câmara, vereador Emanuel Nascimento, os prefeitos Pedro Barbosa (Boquim), Antônio Dória (Poço Verde) e Iziane Oliveira (Poço Redondo), dentre outras personalidades e autoridades da área da saúde.
Pronto-Socorro Nestor Piva
Após a inauguração da unidade Cândida Alves, o prefeito Marcelo Déda, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e as demais autoridades que compunham a comitiva se dirigiram às obras de construção do Pronto-Socorro Nestor Piva. Lá o prefeito detalhou para o ministro os três grandes projetos em execução plena contando com a parceria do Ministério da Saúde: o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Reabilitação Física e o próprio hospital Nestor Piva, que complementarão a estrutura da rede municipal.
Ao percorrer as instalações, o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, detalhou todo o funcionamento do hospital, explicou que toda a lógica de atendimento se dará a partir da triagem avaliando a gravidade dos pacientes atendidos. “Aqui, nós teremos toda a estrutura de retaguarda para dar suporte a atuação do Samu”, explicou Rogério Carvalho.
O prefeito solicitou uma atenção especial do ministro para a importância da obra que representa um avanço histórico para o município, além de mais um salto de qualidade nos serviços de saúde prestados à população. “Aqui, tudo foi pensado estrategicamente, desde a localização, que proporcionará um atendimento especializado em até 10 minutos, até os espaços internos criteriosamente dimensionados para uma operacionalização eficaz”, completou o prefeito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ministro da Saúde aponta Aracaju como destaque em eficiência no sistema SUS – Fotos: Márcio Garcez