[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os Centros de Referência da Assistência Social foram contaminados por muita alegria durante variadas festas promovidas pela Semasc, marcando o mês dedicado às mães. As festividades contam com a presença de várias mães da comunidade, que aderiram de forma calorosa à iniciativa dos Centros de Referência.

Nas festas sempre há apresentações de crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), oportunidade em que a turma declama poesias produzidas pelo próprio grupo para homenagear suas respectivas mães. Também foram feitas apresentações musicais, sorteio de vários brindes e, em alguns locais, servido café da manhã recheado de surpresas.

A população aplaudiu a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. Dona Benedita Aparecida Menezes Santos, 41, é uma das mães que tem orgulho de ver sua filha atendido pelo Programa Agente Jovem. Ele revela que o trabalho realizado pelos educadores sociais da Semasc é fundamental para a formação da filha e que percebe a força de vontade dos profissionais para auxiliar o grupo. Dona Benedita diz que estes profissionais acabam sendo espelhos para que, futuramente, os adolescentes atendidos no Programa também possam contribuir para a construção da cidadania. “Fica muito feliz em poder presenciar esta realização na festa em comemoração ao dia das mães”, resume. “Meu maior presente é perceber minha filha crescendo junto com profissionais que lutam pela cidadania”, complementa.

Uma outra mãe, residente na comunidade do Santos Dumont, que se identificou apenas como Dona Gildete, revela que as atividades realizadas pelo Centro de Referência João Oliveira Sobral modificou completamente o comportamento de sua filha adolescente. “Após o início das atividades oferecidas pela Semasc, minha filha passou a não mais ir para rua, se ocupando com as atividades disponibilizadas e aprendendo informações interessantes que contribuem para a formação pessoal e educacional como um todo”, diz.

O diretor do Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, Marcos Aurélio Andrade Gonçalves, falou sobre a importância dos eventos realizados para promover a integração entre comunidade e educadores. Para o diretor, atividades deste porte contribuem de forma eficaz para o crescimento e aprendizagem das crianças e adolescentes atendidos pela Semasc. “Nós aproveitamos este encontro para abrir espaço de diálogo entre mães e educadores, para que vocês, mães, possam participar de forma efetiva na educação e crescimento dos seus filhos”, observou Marcos Aurélio, em seu pronunciamento dirigido às mães.

A psicóloga Geisa Lima também aprova a iniciativa, destacando a atividade como mais uma maneira de contribuição da Semasc para elevar a auto-estima das mães. “É necessário o acompanhamento das mães no projeto, visto que todos os jovens que participam do programa passaram por um processo de seleção e são motivos de orgulho e satisfação para as famílias”, comenta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.