[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os mercados Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco são atualmente um ponto de referência no comércio de Aracaju. E a administração dos mercados, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, tem contribuído para a melhoria dos serviços, com investimentos em segurança e condições para incremento do comércio.
De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o prefeito Marcelo Déda tem demonstrado estar atento às necessidades dos comerciantes e freqüentadores dos mercados. Segundo Nascimento, o empenho da Administração Municipal é no sentido de proporcionar mais conforto à população. “O prefeito investiu em segurança e ampliou para 20 o efetivo de guardas municipais fazendo a vigilância do Mercado Albano Franco. Os investimentos da Prefeitura de Aracaju neste sentido estão sendo notados pela população, que passou a observar desde o início de setembro a presença mais efetiva das guarnições”.
A explicação do presidente da Emsurb é de que houve um aumento no número de guardas municipais para a proteção ao patrimônio e aos produtos comercializados no interior do mercado. “Contratamos mais guardas municipais e dobramos o efetivo nos três turnos. Além disso, a prefeitura proporcionou a aquisição de equipamentos de radiocomunicação e um veículo para auxiliar o trabalho das guarnições. Tudo isso para reforçar a segurança no local, durante 24 horas”, explica.
Para Nascimento, a presença da Guarda Municipal nos mercados transmite aos freqüentadores e comerciantes do local mais segurança. “O local é bastante atrativo também para os turistas e a presença dos guardas municipais inibe qualquer ação de delinqüentes”, complementa. “Temos visto matérias na imprensa falando sobre comércio de drogas no mercado. Na parte interna não admitimos em hipótese alguma este tipo de comércio, por isso mantemos durante todo o dia fiscais percorrendo o interior do mercado, evitando não só este comércio ilícito, como também qualquer tipo de comércio irregular. Reconhecemos, no entanto, que existem problemas nos arredores, mas que a cabe à PM fazer o policiamento da área”, esclarece.
Recentemente, a Emsurb realizou uma reforma nos banheiros, com a instalação das novas descargas e substituição das torneiras danificadas. Quanto à limpeza do mercado, o presidente da Emsurb informou que o efetivo de serventes passou de 36 para 54, o que vai fazer com que o serviço seja executado com maior agilidade.
Existe por parte do prefeito Marcelo Déda a preocupação em devolver ao Mercado Albano Franco a condição de pólo de turismo e de serviços, não só pela revitalização da área, mas também pela preocupação com as pessoas que têm o mercado como única fonte de renda. O prefeito solicitou estudos à Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento – para implementar um Ceac – Centro de Atendimento ao Cidadão – na área superior do mercado. Esse Ceac atenderia especialmente os habitantes da zona Norte da cidade e os principais freqüentadores daquele núcleo comercial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.