[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Por iniciativa do prefeito licenciado Marcelo Déda, a administração municipal vem constantemente buscando meios para amenizar a crise do desemprego que afeta não só Aracaju, como todas as regiões do país. Essa preocupação vem sendo constantemente enfatizada pelo prefeito de Aracaju e conta com o total apoio do vice-prefeito Edvaldo Nogueira, atualmente no cargo de prefeito em exercício.
“Se a Prefeitura de Aracaju não tem como empregar todas as pessoas que estão necessitando de trabalho, pelo menos temos a obrigação de qualificar esse pessoal para que posteriormente possa entrar no mercado de trabalho com uma preparação adequada”, disse o prefeito licenciado, citando a implantação de cinco unidades produtivas e de qualificação profissional nesses 22 meses de administração.
Antes da unidade batizada de Padaria escola, que treina futuros padeiros e confeiteiros, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, já mantinha em atividade outras nos bairros Coroa do Meio, Porto Dantas, Centro e Santa Maria. Outras duas estão em fase de construção, nos bairros Santos Dumont e Jardim Esperança.
A depender da unidade, jovens e adultos que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho têm a oportunidade de participar de cursos de corte e costura, informática, silk-scren, tapeçaria, marcernaria, construção civil etc. Em alguns casos, como na Coroa do Meio, chegam a formar cooperativas e produzir em série para comercialização. “Essa foi a forma que encontramos para amenizar o impacto do desemprego. Estamos incentivando a capacitação dessas pessoas”, afirma Marcelo Déda.
Além da qualificação, que já conseguiu mudar a vida de milhares de pessoas nos diversos bairros de Aracaju, a prefeitura também busca gerar emprego através das dezenas de obras públicas que vem executando pela cidade. “Ao construir uma praça, uma unidade de saúde, pavimentar uma rua, reformar uma escola ou até mesmo realizar um serviço de manutenção, estamos dando oportunidades de trabalho para centenas de pessoas”, disse o prefeito licenciado.
Marcelo Déda também lembra que através de concurso público, a prefeitura promoveu a contratação de 350 professores recentemente, o que garante aos aprovados a oportunidade de ingressar no serviço público da maneira mais justa e correta. “Enquanto o país estiver adotando essa política econômica de exclusão social, vai continuar sendo muito difícil gerar empregos para a juventude”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.