[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até o próximo dia 31 está aberta à visitação, no Memorial da Bandeira, a exposição ´Símbolos Cívicos, Faça parte dessa sua História´. A mostra integrou a 5ª Semana de Museus, comemorada em todo o país no período de 14 a 20 desse mês. Ela prossegue recebendo estudantes em busca do conhecimento mais próximo dos principais emblemas municipais, estaduais e nacionais presentes no espaço, mantido pela Prefeitura de Aracaju na praça da Bandeira.

“O tema dessa exposição tenta fazer uma relação de pertencimento da população com esses símbolos, que não existem apenas para estar na exposição. As escolas ainda podem agendar visitas e, na verdade, é esse trabalho que a gente quer. Interagir com as escolas, com os estudantes, mas não só através do professor de História, mas também de outras disciplinas que também podem aproveitar o conteúdo aqui encontrado em suas aulas”, destacou a coordenadora do Memorial, Bianca de Carvalho Leite.

Desde o mês de março o Memorial está cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conta com 2406 museus, memoriais ou casas de memória. Essa integração permitiu a divulgação nacional da programação local, juntamente com a de todos os outros espaços pelo país. “Através dessa parceria conseguimos uma maquete do mapa de Sergipe, com todos os 75 municípios, com suas bandeiras delimitadas e representados por réplicas das igrejas locais, feitas através de fotografias”, contou a coordenadora, sobre um dos atrativos do Memorial.

Além dessa ferramenta, a parceria com o Iphan tem possibilitado o recebimento de materiais informativos e também a participação da equipe dos profissionais que trabalham no espaço em capacitações e oficinas. “É importante que todos participem, para estarem sempre informados e reciclados”, complementou Bianca Leite. A visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

O Memorial, que é gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), já recebeu mais de 7.800 visitantes. “Acreditamos que a quantidade de pessoas que já passou pelo espaço é bem superior aos dados que temos. Esse número não é totalmente preciso, pois muitas pessoas que freqüentam esquecem de assinar o livro, além de muitos professores assinarem por seus alunos”, comentou a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.