[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Inaugurada há pouco mais de sete meses, o Memorial da Bandeira é uma grande opção cultural para aracajuanos e turistas que desejam conhecer um pouco mais da história de Aracaju. Diariamente uma média de 20 pessoas passam pelo museu. Sejam movidos pela curiosidade ou por algum trabalho de pesquisa, estudantes e turistas se vislumbram com o que encontram no memorial. O espaço histórico, construído pela prefeitura municipal na Praça da Bandeira, abriga os símbolos e brasões nacionais e dos estados brasileiros. Símbolos que contam um pouco da história do país. Até agora já foram catalogadas mais de cinco mil visitas, o que representa um incentivo ao exercício da cidadania.

De acordo com a estagiária e monitora do museu, Cândida Regina Fagundes Goes, o Memorial já faz parte do roteiro turístico de Aracaju. “Hoje em dia é impossível visitar Aracaju e não passar por aqui”, informa, lembrando que durante as férias a procura não ficou apenas por conta de turistas, pois vários estudantes também procuraram o museu. “As pessoas vêm aqui e tem uma aula de história, e o melhor, com ilustrações. É isso que motiva a visitação e torna interessante o aprendizado”, completa Cândida Regina.

Para a dona de casa Lúcia Maria Moura Rosa, a razão da visita ao museu foi a curiosidade do filho que pedia para ver as bandeiras. “Graças à insistência de meu filho vim aqui no museu, e essa visita fez com que eu aprendesse um pouco sobre a história das bandeira. Achei muito interessante”, comenta. Já o estudante Arthur Antônio Moura Rosa, 10 anos, disse encantado tudo que aprendeu durante a visita. Ele que já tinha noção da história das bandeiras pode analisar de perto todos os detalhes de cada objeto e conhecer mais da nossa cultura. “Tudo o que aprendi sobre bandeiras e símbolos foi pelas figuras dos livros. Por isso é mais interessante ver pessoalmente. É tudo grande e colorido”, finalizou satisfeito.

Integrante do projeto Museu de Rua, o memorial é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e conta com salão de exposição, sala de internet para pesquisas e espaço para divulgação de artesanatos, tudo com acesso gratuito. Durante a visitação, dois funcionários são responsáveis pelo acompanhamento dos visitantes, mostrando toda exposição fixa das bandeiras e símbolos, relatando fatos históricos que explicam suas origens.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.