[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Membros do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, área gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), participaram na manhã de hoje, 30, da X Reunião Ordinária do Conselho. A reunião, realizada na própria sede administrativa da Unidade de Conservação, situada no município de Capela, teve como objetivo apresentar os novos membros do conselho para a gestão 2013/2014, articular o cronograma de atividades que serão desempenhadas durante o ano de 2013, bem como eleger o novo secretário (a) executivo que irá auxiliar na gestão participativa da UC.

Alguns representantes do conselho formado por representantes de órgãos governamentais e não governamentais continuarão no exercício das atividades até o ano de 2014. Conforme explica a coordenadora do RVS Mata do Junco, Augusta Barbosa, o conselho irá atuar juntamente durante toda gestão. “Todos irão ajudar tanto na emissão de pareceres quanto nas atividades de educação ambiental”, disse.

Outro ponto importante durante a reunião se deu a partir da eleição do novo (a) secretário (a) executivo que irá auxiliar na gestão participativa da Unidade de Conservação. “Esse secretário ficará responsável em enviar ofícios, comunicados, sendo assim um mediador entre a UC e os conselheiros”, explicou a coordenadora do RVS. A eleição aconteceu de forma democrática e quem assumiu o cargo foi à secretária adjunta da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Capela, Katiany Estevão, tendo como suplente a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, Rosa Cecília.

Fazendo-se uso da palavra, a nova secretária do Conselho Consultivo do RVS Mata do Junco, disse que o primeiro passo é se somar com a gestora da unidade para entender como “funciona o conselho, alinhar juntamente com a gestão da unidade de conservação as ações para 2013 e montar um plano de trabalho para que todos que fazem parte do conselho contribuam com os andamentos dos projetos que estão sendo construídos, mantendo assim a eficiência do refúgio”.

Já em relação ao planejamento das atividades do RVS Mata do Junco para o ano de 2013, Augusta Barbosa comentou que durante a reunião foi formado um grupo de trabalho entre os próprios membros do conselho, em que durante a primeira semana de fevereiro eles se reunirão para articularem todo o cronograma de atividades que serão desempenhadas no recinto.

“Uma dessas atividades se remete na divulgação do nosso plano de manejo, documento este que estabelece o zoneamento desta unidade de conservação determinando as normas para uso da área e manejo dos recursos naturais”, destacou Augusta, afirmando ainda que uma das formas de divulgação deste instrumento se dará a partir de visitas em escolas, associações e toda comunidade do entorno do município de Capela.

Participação

Participaram da reunião representantes da Semarh, Secretaria Municipal de Educação de Capela, Secretaria de Cultura, Comunicação Social, Eventos e Turismo de Capela, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público de Capela, Secretaria de Meio Ambiente de Capela, Emdagro, SAAE, UFS, Movimento Popular Ecológico de Sergipe, Associação Ecológica do Município de Capela, Associação Caprinovinocultores do Vale do Cotinguiba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capela, CBHJ e Fazenda Junco Novo.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.