[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Casa da Moeda do Brasil vai confeccionar medalhas alusivas à comemoração dos 150 anos de Aracaju. A data histórica para os sergipanos foi um dos 10 temas para a confecção de medalhas escolhidos pelo Clube da Medalha do Brasil (instituição ligada à Casa). Ao todo, 214 temas para o ano de 2005 foram enviados por mais de 400 entidades de todo o país.

A honraria vai homenagear ex-prefeitos vivos da capital e outras personalidades importantes para a história da cidade. Seu layout foi apresentado hoje ao prefeito Marcelo Déda pelo chefe do Clube da Medalha do Brasil, Sydney Gasparini, e pelo chefe de gabinete da Presidência da Casa da Moeda do Brasil, Sérgio Araújo.

“O povo de Aracaju se sente muito honrado e feliz com esta homenagem que, sem dúvida, será uma das mais belas que a cidade vai receber este ano. A Casa da Moeda é uma das mais importantes casas deste país e representa a soberania do povo do Brasil”, afirmou o prefeito Marcelo Déda.

As medalhas serão confeccionadas em ouro, prata e bronze, com certificado de autenticidade e em quantidade limitada. No dia de seu lançamento, o cunho original onde elas foram produzidas será quebrado e entregue à Prefeitura de Aracaju. Desta forma, novas cópias não poderão ser fabricadas e as medalhas se tornarão raridades.

Cópias da medalha serão permanentemente expostas pela Prefeitura de Aracaju, pela própria Casa da Moeda em sua sede no Rio de Janeiro e por outros órgãos, instituições e museus que forem presenteados ou adquirirem as peças.

Também participaram da audiência com os representantes da Casa da Moeda do Brasil o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, o chefe de Gabinete do prefeito, Oliveira Júnior, e a chefe de Cerimonial, Ana Medina.

A escolha

O tema dos 150 anos de Aracaju foi eleito pela comissão do Clube da Medalha do Brasil, da qual fazem parte representantes dos Correios, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, secretarias de cultura dos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, Banco Central, Ministérios da Cultura e Educação, artistas e sócios do clube.

“Nós elegemos apenas 10 temas por ano porque o processo de fabricação é artístico e trabalhoso”, explicou Sydney Gasparini, chefe do Clube da Medalha. As medalhas são produzidas uma a uma, com acabamento manual, e recebem um tratamento específico que se evidencia no relevo, na pátina e no brilho.

Alguns dos outros temas selecionados para a confecção de medalhas em 2005 foram os 25 anos do tombamento de Ouro Preto (MG) como patrimônio da humanidade pela Unesco, os 50 anos da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e a Corrida de São Silvestre.

Os cidadãos interessados em comprar exemplares da medalha podem fazê-lo diretamente em contato com o Clube da Medalha do Brasil através do site www.clubedamedalha.com.br, por carta endereçada à rua René Bittencourt, 371 – Distrito Industrial de Santa Cruz – Rio de Janeiro – RJ – CEP 23.565-200, pelo fax (0xx21) 2414-2412, ou ainda pelos telefones (0xx21) 2414-2375 / 2385 / 2225 / 2219.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.