Maternidade reúne prematuros recuperados no ‘8º Encontro Anual dos Bebês Cangurus’
Com os filhos gêmeos no colo, a estudante Juliana Prado era só alegria. De alta médica da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) há apenas uma semana, João Gabriel e João Guilherme retornaram à unidade para participar da oitava edição do Encontro Anual dos Bebês Cangurus. “Estou adorando rever os amigos nesse dia de festa. Mesmo quando estava aqui na Ala Verde não me sentia num hospital, pelo contrário era como se fosse a minha segunda casa”, relatou Juliana.
O sentimento de vitória era algo comum entre as famílias que participaram da confraternização natalina realizada na última sexta-feira, 16. Para a agente de saúde Márcia Maria da Silva, a iniciativa é um grande ato de amor. “Meu pequeno Gustavo Antônio nasceu com pouco mais de um quilo e passou 65 dias internado na Unidade Intermediária (UI). Até chegar à enfermaria passei por muito sofrimento. Hoje, vim no caminho agradecendo à Deus por poder retornar com ele sorridente nos meus braços”, detalhou Márcia.
Maria Eduarda também era só felicidade. Assim que nasceu prematura e com problemas cardíacos necessitou de cuidados especiais. Na MNSL encontrou o apoio que precisava. “No primeiro aninho dela eu ainda estava me recuperado do parto. Desta vez, vim aproveitar ao lado das minhas colegas de quaro, que na época enfrentavam o mesmo problema que eu”, contou a dona de casa Maria Dilma Santos.
Recuperação
A poucos meses de completar cinco anos de idade, Mariana é uma menina bonita e saudável. Mas não foi sempre assim. No ano de 2007, ela nasceu com respiratórios, complicação adquirida por conta de uma grave infecção urinária da mãe. A pequena permaneceu em estado delicado durante 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) da maternidade. Na festinha, era uma das crianças mais animadas. “Minha filha é a prova viva de que a recuperação de um bebê prematuro é possível”, desabafou a professora Alana Monteiro.
De acordo com o coordenador do Método Canguru, Alex Santana, a grande proposta do encontro é exatamente essa: mostrar à sociedade que os bebês prematuros têm grandes chances sobreviver quando todos os protocolos técnicos são seguidos e associados ao acolhimento humano. “No passado, o bebê de baixo peso era encarado como um caso difícil de resolver. Hoje, juntando as etapas que incluem a diminuição do tempo de permanência do recém-nascido na incubadora, a colocação dele no colo da mãe, na posição canguru – que proporciona o contato pele a pele – o incentivo da alimentação exclusiva com leite materno, além do acompanhamento ambulatorial especializado, alcançamos a vitória quase na totalidade dos casos”, explicou.
Diferencial
Além dos pais e das crianças que fizeram tratamento na MNSL, o Encontro Anual reuniu obstetras, neonatologistas, profissionais de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogas entre outras especialidades que compõem a equipe multidisciplinar da unidade. “Fico muito feliz ao ver a satisfação estampada no rosto de todos os funcionários que, direta ou indiretamente contribuem para salvar vidas nesta maternidade. É uma grande demonstração que o serviço público funciona e que estamos caminhando na direção certa”, comentou a superintendente da MNSL, Carline Rabelo.
Gratidão
Para celebrar as conquistas, o encontro foi regado a muita diversão para a meninada. A área externa da MNSL se transformou num grande parque, com direito a pula-pula, cachorro quente, pipoca e algodão doce. A festa também contou com a distribuição de presentes para mães e filhos.
Os palhaços ‘Percebe e Pituxinha’ foram os responsáveis por arrancar gargalhadas de todos os participantes. O casal de artistas circences fez uma apresentação voluntária como forma de agradecimento por toda a dedicação dos profissionais que cuidaram do filho caçula, que também foi atendido pelo Método Canguru da MNSL. “O acolhimento desta maternidade me emocionou. Não somos ricos, temos apenas um circo simples na cidade de Lagarto. O que podemos oferecer em troca pelo carinho que recebemos, são as nossas piadas. Parece pouco, mas é de coração”, desabafou o engraçado ‘Percebe’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maternidade reúne prematuros recuperados no ‘8º Encontro Anual dos Bebês Cangurus’ – Fotos: Bruno César/FHS