[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), através de suas divisões de Bem-Estar Social (Dibem) e de Desenvolvimento Humano (Didhu), promoveram na manhã da última segunda-feira, 19, a última atividade ligada ao programa ‘Saúde Integral’ deste ano. A palestra sobre prevenção contra a dengue serviu para alertar aos funcionários da empresa como agir diante deste quadro de epidemia que assombra todo o verão.

Ministrada pelo supervisor de ações do controle da dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, José Bomfim, a palestra mostrou diversos quadros sobre a epidemia. O enfoque principal foi na prevenção, pontuando como pequenas atitudes podem ajudar significativamente a erradicar a doença que todo verão castiga os brasileiros. “Nosso intuito é passar uma orientação que ajude as pessoas a se prevenirem. Queremos levantar o conhecimento para que elas possam usar isso no dia-a-dia”, declarou José.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, as piores epidemias de dengue em Aracaju ocorreram em 1998 e 2007/2008, quando 54 mortes foram constatadas devido à doença. Só em 2011 a cidade registrou mais de 300 casos da doença.

 “É dever dos órgãos públicos darem esse suporte. Explicar, orientar e oferecer material. A Cohidro já está fazendo a parte dela na orientação. A pessoa que não fizesse o necessário para combater a dengue deveria pagar multa”, declarou o tratorista Gilberto dos Santos. Atualmente 11 estados brasileiros aplicam multas para quem não combater a dengue em suas residências.

José Bomfim acredita que os funcionários farão um bom trabalho depois de ouvirem tantas informações. “Acredito que eles sairão daqui multiplicadores do combate à dengue. O interesse foi muito grande, acredito nisso e juntos vamos conseguir eliminar a dengue”, comentou.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, participou da palestra e ressaltou a importância do assunto abordado.  “A gente tem que chamar todos para o dever de combater. O primeiro passo foi dado aqui e agora depende de nós”, disse.

Ações em 2012

A chefe da Didhu, Genivalda Silveira, conta o que a Cohidro preparou para o próximo ano dentro do programa “Saúde Integral”. “Em 2012 pretendemos levar esse projeto também para os perímetros irrigados da Cohidro. Espalhar esse programa para todos os funcionários da empresa”, disse.

Já a universitária Nayanna Emanuelle aposta no número crescente de participantes no programa. “Esse ano foi muito bom, disponibilizamos muitas coisas para os funcionários. A expectativa é que o número de participantes aumente cada vez mais”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.