[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Inaugurados recentemente pelo prefeito Marcelo Déda, os 30 leitos de puerpério (mãe e filho juntos), sete leitos de UTI neonatal e uma sala de nutrição parenteral no Hospital da Mulher e da Criança Santa Izabel irão ajudar a salvar vidas em Aracaju. Essa ação faz parte da expansão dos serviços naquela unidade de saúde que está prevista no convênio assinado dentro do projeto Hospital Horizontal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Atualmente a unidade conta com 78 leitos e atende uma média de 685,3 partos por mês, mas o investimento feito agora deve gerar um aumento de 62.5% na capacidade de atendimento.

Desde 2003 a SMS vem investindo naquela unidade de saúde para aumentar a sua capacidade de atendimento e transformá-la na referência materno infantil do serviço público de saúde de Aracaju. Já foram inaugurados 12 leitos de UTI neonatal, 25 leitos de puerpério e uma urgência infantil que hoje atende a uma média de 1800 crianças por mês entre zero e 13 anos.

“Nós conseguimos produzir uma política pública de saúde com começo, meio e fim que está dando resposta às necessidades dos hospitais e do povo de Aracaju”, avaliou Marcelo Déda. “Antes eu dizia que a maior realização de minha administração era o Samu, mas hoje eu sei que a mais bela obra de meu governo foi reduzir em 25% a mortalidade infantil”, completou.

Com a entrega desses novos leitos a Prefeitura de Aracaju mais uma vez cumpre com o compromisso de aumentar o número de leitos para atender as gestantes da cidade. Além disso, a criação da sala de nutrição parenteral, que consiste na alimentação pela veia dos recém-nascidos com problema de nutrição, apresenta um grande avanço, já que é a primeira em todo o Estado que segue todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. O que existe hoje são adaptações de espaços para fazer esse tipo de procedimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.