[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pontes e estradas destruídas, lama, lavouras devastadas, casas com ameaças de desabamento foi o que viram o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e os parlamentares sergipanos durante visita sábado 24, às cidades de Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe, tidas como as mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram há 15 dias em todo o Estado.

Participaram da comitiva, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), os deputados federais Jackson Barreto (PTB) e Heleno Silva (PL), os deputados estaduais Ana Lúcia (PT), Belivaldo Chagas (PSB), Ulices Andrade (PSDB), Fabiano Oliveira (PTB) e Mardoqueu Bodano (PL), além dos vereadores Emanuel Nascimento, líder do Governo na Câmara de Vereadores de Aracaju, e Manoel de Rosinha, vereador do PT em Porto da Folha.

A comitiva iniciou a visita pela cidade de Porto da Folha, onde pôde observar o isolamento de boa parte dos povoados após a queda de duas pontes: uma no povoado Lagoa do Mato e outra no povoado Lagoa Redonda. “Aqui era um pequeno riacho, chamado Campos Novos, agora veja o que se transformou depois das chuvas. Um rio!”, relata o padre da cidade, Antônio Rodrigues, que também acompanhou a comitiva.

Em Poço Redondo, onde foi recebida pelo prefeito Enoque Salvador (PL), Marcelo Déda explicou ao prefeito que a ida da comissão ao sertão sergipano demonstra a preocupação de todos com a situação das comunidades desta região. Ele informou que a comissão elabora um relato da visita, e que nessa semana, ele, o senador Antônio Carlos Valadares, e os deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva, entregarão aos ministros e dirigentes dos órgãos federais, buscando socorrer as vítimas das enchentes.

Ainda em Poço Redondo, Marcelo Déda recebeu boas notícias da Petrobras e do Instituto Nacional de Reforma Agrária e Colonização – Incra. O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, informou, por telefone, que a estatal distribuirá leite em pó Longa Vida para os moradores das cidades de Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo, e a liberação de R$ 450 mil, a serem divididos em R$ 150 mil para cada município.

O Incra, por meio do seu superintendente, Carlos Fontinelli, que participou da comitiva, anunciou que o órgão entregará cinco mil cestas básicas nos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST da região. O prefeito elogiou as ações da Petrobras e do Incra. “O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, tem mantido contato permanente comigo e com o prefeito Frei Enoque desde que soube dos problemas ocasionados pelas chuvas, e tem sido solidário ao povo do sertão”, disse, assinalando que “quanto ao Incra, me sinto feliz por saber que podemos contar com todos nesse ato de solidarismo com os nossos irmãos sertanejos”.

Para Marcelo Déda, o momento é de somar forças no intuito de mobilizar Sergipe e o Brasil em busca de ajudar os moradores destes três municípios. O pensamento do prefeito de Aracaju foi reforçado pelo deputado Jackson Barreto. “É um momento de solidariedade. Viemos aqui ver de forma mais profunda os prejuízos causados pelas chuvas”.

O senador Antônio Carlos Valadares também destacou o objetivo da visita. “Viemos transmitir a nossa solidariedade, aceitando um convite do prefeito Marcelo Déda, para que juntos viéssemos fazer um relato da situação dos municípios. E nos dispomos a procurar as autoridades constituídas para reconstruir as cidades atingidas”, explicou ele.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.