[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, acompanhou na tarde deste domingo, 1º de julho, a principal procissão do município de Frei Paulo, cidade distante 74 quilômetros de Aracaju. Milhares de pessoas tomaram as ruas do município seguindo a imagem do padroeiro São Paulo. O evento contou com a participação maciça dos moradores de povoados de Frei Paulo e cidades do agreste do Estado, como Itabaiana e Ribeirópolis. A procissão, que marcou o encerramento do novenário a São Paulo, iniciado no último dia 22 de junho, saiu da Praça da Igreja Matriz e percorreu as principais ruas do município, ao som da filarmônica de frei Paulo, União Lira Paulistana.

Marcelo Déda destacou o quanto foi especial ter participado da manifestação de fé. "Gosto muito do agreste e Frei Paulo, que com essa procissão marca o encerramento do ciclo junino homenageando São Paulo, que deu grande contribuição ao cristianismo". O padre da paróquia da cidade, Jadson da Silva Ramos, destacou que a procissão acontece desde a fundação do município, em 1938. "É um evento que tem um significado muito importante, pois é a manifestação da nossa fé mediante nosso padroeiro, que sempre está intercedendo por nós. Por isso, nos voltamos a ele com essa reverência e empenho".

A procissão contou com a participação dos povoados da cidade de Frei Paulo. Cada um esteve representado pela imagem de seus respectivos padroeiros, como Alagadiço com Nossa Senhora da Conceição, Serra Redonda, Nossa Senhora Salete, Oité dos Bodes, Santo Antônio, Mucambo, São José e Areias com São Geraldo.

A lavradora Carmelita Matos de Carvalho fez o percurso descalça. "Tem uns 40 anos que venho e estou agradecendo pelas graças recebidas. Fiz uma promessa para meu filho, que sofreu um acidente de carro. Ele ficou cinco meses em uma cadeira de rodas, mas hoje está são e sem nenhuma seqüela". O lavrador José da Silva também acompanha a procissão desde que era garoto. "É uma bênção para nós e uma honra para nossa cidade homenagear a São Paulo".

A procissão chegou ao destino, a Igreja Matriz, onde os fiéis entoavam cânticos. O padre Ivito Feitosa, que saudou o governador Marcelo Déda em nome de todas as autoridades, realizou um sermão em praça pública. Por fim, houve um espetáculo pirotécnico e show da banda Renova-me.

Estiveram presentes os secretários de Estado das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, e de Coordenação Política, Jorge Araújo, além do deputado federal Jackson Barreto e da prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.