[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanhou terça-feira, 01, a entrega do registro provisório dos dois médicos cubanos que vão atuar em Nossa Senhora das Dores. A reunião, que aconteceu na sede da prefeitura, serviu, também, para que os representantes do Programa Mais Médicos verificassem o andamento dos serviços dos dois profissionais estrangeiros e orientar a atuação deles no município. A entrega do registro do CRM foi feita pela representante do Ministério da Saúde, Ana Raquel Santiago.

O diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior, representou a SES na reunião. “É um momento importante, uma vez que a expectativa era a de que o registro saísse dentro do prazo. A partir de agora, os médicos estão legalmente habilitados para exercer as atribuições definidas pelo Programa Mais Médicos e trabalhar a atenção básica de cada município”, falou.

A coordenadora de Atenção Básica da SES, Guadalupe Sales Ferreira, também acompanhou a reunião. “Saímos de lá com a melhor impressão possível. A gestão municipal está muito integrada com a equipe. Pudemos ver a acolhida da população que, em um momento da nossa passagem pela praça central, aplaudiu os médicos e os cumprimentaram, como se já os conhecessem”, comentou.

A mesma impressão foi observada pelo representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor João Cavalcanti. “A sintonia é muito boa, já estabelecida entre os profissionais médicos e a saúde local. Percebi a equipe focada na qualidade da atenção primária e ciente da importância da atenção básica à saúde. A UFS está realmente interessada na qualificação da atenção primária”, afirmou. Além de João Cavalcanti, participou também da reunião, a professora da UFS Kátia Justo, responsável pela supervisão do programa em Dores e região.

O secretário municipal de Saúde de Nossa Senhora das Dores, Fabrício Lobão, explicou que a sintonia verificada pelos representantes do Programa é fruto de um trabalho que começou a ser executado antes mesmo da chegada dos médicos. Ele destacou a importância desse conhecimento por se tratar de profissionais que irão atuar com a atenção primária à saúde.

“Já vínhamos acompanhando e participando das reuniões e quando os médicos chegaram ao município, fizemos questão de passar para eles todos os indicadores de saúde para que se embasassem na especialização deles”, falou.

Mais Médicos

Nossa Senhora das Dores é um dos municípios sergipanos que aderiram ao programa ‘Mais Médicos’. Os 10 médicos cubanos e as duas brasileiras que se graduaram em Medicina fora do país desembarcaram em Sergipe entre os dias 14 e 15 de setembro.  De 16 a 20, os 12 médicos conheceram a realidade dos indicadores de Saúde de Sergipe por meio da qualificação promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). No dia 20 à tarde eles seguiram para os municípios onde iriam atuar. Enquanto aguardavam o registro, os 12 profissionais conheceram a unidade de Saúde e o município.

Nesta quarta-feira, 2, os médicos cubanos serão levados aos locais de trabalho: povoado Gado Bravo Sul e Gado Bravo Norte. Só então, começarão a atender a população dessas localidades e comunidades vizinhas, um total estimado de 6 mil habitantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.