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O Ministério Público Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou na manhã desta sexta-feira, 4, na cidade de Maruim, a 39ª edição do Censo Educacional. O evento, inserido em mais uma atividade do Censo Social, tem por finalidade fazer um levantamento de dados a fim de identificar crianças e adolescentes fora da escola e que não tenham sub-registro de nascimento. Serão identificadas ainda pessoas com necessidades educacionais especiais e não alfabetizadas. Os alunos de escolas públicas visitarão 4.870 residências do município.

A solenidade de abertura do Censo Social ocorreu no Colégio Estadual Doutor Alcides Pereira e contou com a presença do prefeito de Maruim, Gilberto de Oliveira; da primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; da secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Pereira, representantes do Ministério Público Estadual e autoridades locais.

Orlando Rochadel Moura, procurador geral do Estado, abriu oficialmente o evento. “Agradeço a todos os órgãos que se somaram ao Ministério Público e ajudaram a transformar o Censo Educacional no Censo Social, que busca fazer um diagnóstico de todas as demandas para a implementação de políticas públicas que atendam a importantes áreas como educação, saúde, segurança, meio ambiente, dentre outras”, disse o procurador.

A primeira-dama e secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, falou sobre a importância do Censo Educacional e da parceria firmada entre o MPE e a Seed. “É um desafio e soma de esforços para atender a todas as reivindicações e promover uma melhor qualidade de vida para a população. Nada disso é possível sem uma educação de qualidade e formadora de cidadãos plenos e conscientes de seu papel na sociedade. Conhecendo de perto a realidade de cada município, é possível a construção de uma sociedade mais justa e melhor”, frisou Eliane.

A professora Hortência Pereira, secretária adjunta de Estado da Educação, também destacou a importância da parceria firmada entre a Seed e MPE para garantir a todos o direito à educação. “Por meio do Censo Educacional fazemos um levantamento das crianças e jovens que estão fora da escola, identificamos pessoas com necessidades educacionais especiais e, munidos desses dados, desenvolvemos ações para solucionar problemas e oportunizar a todos o direito à educação e a um ensino de boa qualidade”, declarou Hortência.

O promotor Etélio Prado Júnior, coordenador do Censo Educacional pelo Ministério Público, destacou a importância da parceria com a Seed para o êxito dos trabalhos. “O  apoio da Seed é essencial para termos um visão geral das reais necessidades de cada município onde ocorre o censo, para juntos unirmos força e atender de forma satisfatória a todas as demandas. A educação é essencial para a construção de uma nação justa e democrática”, afirmou o promotor.

Contribuição

O estudante Everton Santos, que está atuando como recenseador, estava orgulhoso de poder dar sua contribuição para o desenvolvimento do seu município. “Para mim está sendo gratificante saber que estou contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e da qualidade de vida do meu município”, revelou o estudante.

Quem também aprovou essa iniciativa foi o aposentado Radir Cavalcante, que foi entrevistado por Everton. “É bom que a população possa se manifestar e, juntamente com os órgãos competentes, buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida em Maruim”, disse o aposentado.

Segundo a coordenadora do Censo Educacional pela Seed, professora Selma Siqueira, o censo está sendo realizado por 350 alunos de escolas públicas que visitarão 4.870 residências. “Pretendemos com isso resgatar a cidadania e proporcionar oportunidades igualitárias de acesso a uma educação básica para todos que se encontram à margem dos bancos escolares”, afirmou.

O MP, em parceria com a Seed, realizou neste ano de 2011 os censos educacionais nos municípios de Monte Alegre e Ilha das Flores. Nestes dois municípios, foram encontradas 1.144 pessoas entre 0 a 18 anos fora da escola, 48 com necessidades especiais também fora da escola e 181 sem certidão de nascimento. O Censo Educacional teve início no ano 2000 e já visitou 13 municípios.

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