[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Exposições, palestras, cursos e oficinas, além de um rico e diversificado acervo, compuseram o leque de opções disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Biblioteca Clodomir Silva, aos estudantes, pesquisadores e seus demais usuários. Em 2006 os aracajuanos que puderam recorrer à Unidade, que fica localizada no bairro Siqueira Campos, somaram 66.302 pessoas.

Desse total, 2.833 freqüentadores aproveitaram os finais de semana para visitar a Biblioteca, que é gerenciada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Segundo a diretora Sônia Carvalho, o ano teve as suas dificuldades, mas nada que impedisse um resultado muito positivo. “Nós trabalhamos na medida do possível e atendemos as expectativas dos nossos usuários. Concluímos o ano com um projeto selecionado entre vários do Nordeste”, relata.

A diretora refere-se ao projeto ´Audioteca: ouvir para ler´, que foi aprovado em dezembro passado pelo Programa BNB de Cultura e irá ampliar o acervo de livros falados do Setor Braille da Biblioteca, proporcionado aos usuários a audição dos exemplares na Unidade, como também o empréstimo dos livros. “Estamos aguardando apenas a liberação da verba para colocar em prática as ações propostas no projeto”, informa Sônia Carvalho.

Opções diversificadas

O acervo circulante, ou seja, os exemplares que são emprestados aos usuários por até duas semanas, alcançou durante o período de janeiro a dezembro a marca de 3.311 livros que puderam ser consultados fora da Unidade. Destaques também da Biblioteca são a Cordelteca e o Setor de Braille, como alternativas diferenciadas do acervo geral. De acordo com a diretora, essa diversidade atende ao que uma biblioteca pública deve oferecer.

“A biblioteca pública é diferenciada de outras bibliotecas, porque trata de praticamente todos os gêneros. Ela tem por obrigação ter de tudo um pouco, da especializada, passando pela universitária e chegando a comunitária. Baseado nisso, nossas atividades são voltadas para as necessidades do público. Essa é a nossa missão, nós utilizamos normas e técnicas para desenvolver o melhor de nosso trabalho”, comenta.

Para o público infanto-juvenil a Biblioteca disponibilizou uma seção específica com espaço para a leitura de livros, revistas infantis e gibis. O projeto ´A Hora do Conto´, com as contações de histórias, tem o incentivo à leitura como meta principal. Além disso, sessões de vídeos e o ´Concurso de fantasias Hilton Lopes´ ajudaram a atrair esse público, bem como alunos de várias escolas, para dentro da Biblioteca.

Extensão e Ação Cultural

Oficinas permitiram a um grande público da Clodomir Silva obter noções básicas em Sistema Braille, Literatura de Cordel, Desenho Infantil e Histórias em Quadrinhos. Cursos como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras) atenderam solicitações da comunidade e, além disso, exposições temáticas proporcionaram aos freqüentadores informações alternativas àquelas encontradas nos livros. Essas exposições foram acompanhadas ainda de ciclo de palestras com a participação de grandes estudiosos locais.

A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva também homenageou o poeta sergipano Santo Souza dando o seu nome ao auditório da Unidade e participou voluntariamente da Ação Global Sesi e Rede Globo, recebendo por isso certificado e troféu. Para melhoria do atendimento, participou do treinamento para implantação do sistema informatizado Arches Lib, adquiriu equipamentos e contou ainda com 2.643 livros doados, sendo 95 em Braille. “Isso demonstra o interesse de usuários, comunitários, instituições, escritores amigos da biblioteca em colaborar na ampliação do nosso acervo”, conclui Sônia Carvalho.

A Biblioteca Pública Clodomir Silva fica localizada à rua Santa Catarina, nº 314, bairro Siqueira Campos. Informações: (79) 3179-1380 / 3179-3742.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.