[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O esforço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na intenção de imunizar a população idosa de Aracaju contra o vírus da gripe, já tem demonstrado bons resultados. Nessa primeira semana de campanha, a equipe da SMS conseguiu vacinar 16.197 idosos. Número que representa o cumprimento de 46% da meta estabelecida para esse ano, que é de 34.963 idosos.

Todas as Unidades de Saúde da Família estão disponibilizando a vacina, além de alguns postos montados nos shoppings e supermercados da cidade. Também estão sendo oferecidas as vacinas contra a difteria e o tétano. As pessoas que não podem se dirigir a qualquer um desses postos estão recebendo a dose em casa. São ao todo 50 postos fixos e cerca de 800 profissionais envolvidos na campanha deste ano.

Na abertura oficial, que aconteceu no último sábado, dia 30, na USF Fernando Sampaio, com a presença do prefeito Marcelo Déda e do secretário Rogério Carvalho, não faltaram idosos para comprovar a eficácia da vacina. “Tenho 92 anos e tomo a dose em todas as campanhas porque ajuda a preservar a minha saúde”, disse a aposentada Maria Neidoca Moura.

Mostrando que não há idade limite para que se deixe de tomar a vacina quando se tem acima dos 60 anos, a abertura da campanha contou com a presença da moradora mais idosa do bairro Castelo Branco, local onde atua a USF Fernando Sampaio. Com 100 anos, Maria Alves Guimarães toma a vacina todos os anos de campanha e de acordo com sua neta, Maria da Conceição Guimarães, desde que começou a receber a dose, ela nunca mais passou por fortes gripes.

Mas não foram apenas os mais idosos que compareceram à abertura da campanha. O usuário Jovêncio Fontes recentemente completou 60 anos e tomou a sua primeira dose, acreditando em sua eficácia. “Quando a gente vai ficando mais velho, o sistema imunológico vai se tornando mais fraco, por isso é importante se vacinar e não deixar que a gripe possibilite outras complicações.

A campanha nacional vai até a sexta-feira, dia 6, e durante esta semana a SMS vai estar nos postos de vacinação montados em agências da Caixa Econômica Federal. De acordo com a gerente de imunização da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Débora Moura, a idéia é aproveitar o período de pagamento dos aposentados nessas agências para atingir o público alvo da campanha.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.