[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Programa Brasil Alfabetizado, uma parceria vitoriosa da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal, continua proporcionando o benefício da alfabetização para centenas de aracajuanos. Entre os beneficiados, 12 funcionários da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) permanecem freqüentando a sala de aula em busca da aprendizagem.

A turma é composta por servidores que durante os últimos seis meses vêm freqüentando as aulas, com o objetivo de entrar de vez no mundo das letras. “Todos esses alunos são adultos e atuam nas mais variadas funções na Emurb. Durante seis meses eles tiveram a oportunidade de participar do Programa Brasil Alfabetizado e descobrir um mundo novo”, disse a coordenadora do programa executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Lenise Oliveira.

O programa que já atua em Aracaju desde 2003, surgiu de uma parceria da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal e a Fundação Banco do Brasil através do BB Educar. “Até fevereiro chegaremos a alfabetizar mais de 1200 jovens e adultos. Depois desse mês começaremos as inscrições para as novas turmas de 2005”, informou Lenise Oliveira.

De acordo com Lenise Oliveira, após os seis meses de aula, os alunos que participam do programa precisam ter noção de leitura, escrita, saber interpretar um texto e ter também noções básicas de matemática. “Os nossos alunos não fazem prova, eles são avaliados pelos seus educadores durante as aulas. Aqueles que chegarem ao final do curso tendo noção da leitura e da escrita, como também da disciplina matemática, estarão aptos a receber o diploma de conclusão de curso”.

Nem todos os alunos conseguem concluir o curso. Todavia, para os que não conseguem, o programa disponibiliza uma nova oportunidade. “Os alunos que não estiverem prontos para dar seguimento aos estudos terão uma nova chance fazendo novamente o curso de alfabetização”, destaca Lenise Oliveira.

Para o aluno José Gilvânio dos Santos, a vida não é mais a mesma. “Minha vida mudou e muito depois que passei a estudar. Hoje me sinto melhor e mais inteligente, pois sei escrever meu nome, já consigo ler alguma coisa nos jornais e nos livros. Agora quero continuar estudando para aprender cada vez mais”, frisou.

Já para o aluno Benedito Santos, ter a oportunidade de estudar foi a coisa mais importante que aconteceu em sua vida. “Sem os estudos me sentia cego e mudo, não sabia de muitas coisas, inclusive não sabia nem ao menos pegar um ônibus. Hoje me sinto melhor até mesmo em casa e no trabalho onde tenho um relacionamento melhor com a minha família e com os meus amigos”, garante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.