Mais crianças da Bolsa-Escola municipal serão atendidas pelo projeto Recriando Caminhos
Vão fazer parte das atividades no bairro Manoel Preto alunos das escolas municipais Alcebíades Melo Vilas Boas e Maria da Glória Macedo, ambas no bairro Industrial, Vicente Távora, no bairro Manoel Preto, e José Antônio da Costa Melo, no Getúlio Vargas. Alguns dos participantes também virão de escolas estaduais.
O Instituto e Creche Menino Jesus e a Casa Bom Pastor também vão ampliar seus números de 100 para 150, cada. Uma parte das 92 vagas restantes serão distribuídas de acordo com a demanda dos Conselhos Tutelares e a outra será selecionada pela Missão Criança, juntamente com os parceiros do projeto.
A festa de lançamento da parceria vai acontecer às 15 horas do dia 16, no clube da Petrobras. Estão previstas para o evento apresentações de dança, teatro de bonecos, maculelê, coral e percussão das crianças que já fazem parte do projeto.
Um dos objetivos do projeto é manter as crianças na escola com sucesso e, por isso, o reforço escolar que já existe no Santa Maria está sendo ampliado para todas as crianças do projeto. “Nós não temos a perspectiva de banca, mas de ensinar o aluno a aprender para que ela adquira autonomia”, explicou Maria Luci Silva, diretora de projetos da Missão Criança. “Com a ampliação do Recriando, todas as famílias do Manoel Preto inclusas na bolsa-escola do município vão ser atendidas com educação integral”, disse Luci.
Para esta nova etapa foram selecionados através de currículo e entrevistas mais 19 educadores. Eles vão atuar nos locais em que o Recriando Caminhos acontece. São elas as escolas municipais Freitas Brandão, no bairro Suíssa, e D. José Vicente Távora, no Manoel Preto. Por falta de espaço no próprio bairro, as crianças do Santa Maria são atendidas escola Freitas Brandão. O transporte da garotada é garantido pelo projeto.
Cursos para educadores
Acontece até amanhã, dia 4, um curso sobre o Baú de Leitura para 13 dos educadores do projeto Recriando Caminhos. O treinamento está sendo realizado na Pousada do Sol, na orla de Atalaia, e vai capacitar os educadores para lidar com todo o material que compõe o baú e estimular nas crianças o hábito da leitura de forma criativa e atraente.
As atividades do Baú de Leitura são realizadas através de uma grande parceria firmada entre Missão Criança, Unicef, Movimento de Organização Comunitária BA (Moc), Centro D. José Brandão de Castro e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os 19 educadores recentemente incorporados ao Recriando Caminhos também participaram nos dias 27 e 28 de setembro, na sede da Sociedade Semear, de um curso para conhecer a proposta pedagógica do projeto e o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]