[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nas matrículas realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) para o curso técnico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve a adesão de 88,5% da classe. Toda a rede tem aproximadamente 800 agentes, desses 713 se inscreveram no curso que está previsto para ser iniciado na primeira semana de setembro.

Programado em três módulos, o curso vai capacitar os ACS, qualificando o trabalho exercido, além de permitir que eles se tornem aptos para participar de concurso público. Cada módulo traz disciplinas de conteúdos básicos e específicos. Durante o curso, os matriculados também vão ter direito a meia passagem nos transportes coletivos. Do total de inscritos, 663 fizeram a carteira de passe escolar.

De acordo com Marcelo de Oliveira, integrante da equipe pedagógica do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), ao oferecer este curso, a SMS dá o primeiro passo para acabar com a precarização da situação trabalhista do ACS. “O município de Aracaju passa a cumprir a lei nº 10.507/2002 que regulamenta a profissão do agente”, diz. Esta lei determina que para exercer a profissão de ACS, o trabalhador precisa ter formação específica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.