[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Frente em Defesa das Águas, levou nesta terça-feira, 27, a Laranjeiras, o projeto “Caravana das Águas de Sergipe”. Iniciada às 9h no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, a solenidade objetiva conscientizar a população que vive à margem do Rio Sergipe de que é preciso preservá-lo.

O secretário municipal de Planejamento de Laranjeiras, Paulo Leite, abriu o evento destacando a importância de se sediar o evento Caravana das Águas. Em seguida, o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, proferiu palestra sobre o Programa Águas de Sergipe, que deverá dispor de U$S 117 milhões mediante convênio do Governo do Estado com o Banco Mundial para intervenções físicas voltadas para irrigação, abastecimento e saneamento ambiental, sendo o foco maior a revitalização do Rio Sergipe por concentrar maior população e problemas ambientais.

Ailton afirmou que Laranjeiras está dentro do projeto de revitalização do rio, mostrou pesquisa feita com a população local sobre as fontes de abastecimento nos principais núcleos residenciais do município e relacionou os problemas com os recursos hídricos. Destacou ainda que a pesquisa mostrou como principais problemas o desmatamento da mata ciliar, desperdício de água, enchente em alguns trechos, falta de rede sanitária, lixeira a céu aberto e matadouro público.   

Em seguida, o secretário municipal do Meio Ambiente, Evaldino Calazans, proferiu palestra sobre o tema “Vamos Limpar aprendendo a não sujar”. Antes, ressaltou a importância da “Caravana das Águas” por proporcionar que alunos aprendam a desfrutar da melhor forma sobre a importância da água e a necessidade da sua preservação.

Na palestra, cujo foco principal foi não jogar lixo nas vias públicas e margens dos rios, o secretário abordou o ciclo natural da vida e demonstrou, através de um mapa da cidade de Laranjeiras, toda a problemática causada através do lixo. Finalizou dizendo que a prefeitura está preocupada em preservar o Rio Sergipe devido ao aumento da população.

Após as palestras, houve concurso de cartazes sobre Meio Ambiente, apresentação de grupo folclórico de Laranjeiras, premiação dos melhores cartazes e entrega de mudas de árvore pela secretaria Municipal de Agricultura. Já pela tarde, no Centro de Tradições , houve exposição do projeto Caravana das Águas.

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares ficaram satisfeitos com as atividades. O aluno do 4º ano da Escola Municipal Manoel Sizino Franco, Ana Roberta, de 10 anos, disse que aprendeu a não sujar o rio, a não jogar o lixo fora do local adequado e o quanto se produz de lixo por dia. Já Emile Daniele, também aluna do 4º ano da Manoel Sizino, afirmou que aprendeu como preservar a água e que é importante que cada um faça a sua parte.

O coordenador da Caravana das Águas, Osmário Santos, destaca que a finalidade do projeto é mostrar em todas as cidades que o rio Sergipe percorre o seu valor e a responsabilidade de cada um para com ele.  

Além de alunos da rede pública municipal, estadual e particular e do Pró-Jovem, participaram do Caravana das Águas em Laranjeiras os secretários municipais, vereadores e o vice-prefeito José de Araújo Leite Neto.

Laranjeiras é o segundo dos 26 municípios que integram a bacia do Rio Sergipe a sediar o projeto Caravana das Águas. O primeiro foi Nossa Senhora do Socorro.

Programação

O Caravana das Águas prossegue nessa quarta-feira, 27, na Escola Municipal José Monteiro Sobral, em Laranjeiras, com a realização, pela manhã, de mini palestras sobre Meio Ambiente, apresentação de grupo de teatro e entrega de mudas de árvores. Pela tarde, no Centro de Tradições, haverá o encerramento da exposição do projeto Caravana das Águas de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.