Lançado processo de execução do projeto de revitalização do Rio Sergipe
Durante a tarde de terça-feira, 28, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com o Banco Mundial (BIRD), lançou o processo de execução referente ao “Projeto Águas de Sergipe” (PAS), que garantirá para milhares de pessoas que vivem em áreas urbanas e rurais do Estado acesso a melhores serviços de água, possibilitando por sua vez o aumento à água potável e saneamento na Bacia do Rio Sergipe com investimentos de U$ 117 milhões. A solenidade aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Hídricos (Codise) com a participação do secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes.
A partir do lançamento do projeto, o coordenador de UAPAS do PAS, Wirlan Fábio Bernardo, disse que a partir de agora o foco está em executar cada uma das ações das atividades que foram previstas no planejamento feito nos últimos anos pela Semarh e demais secretarias, fazendo assim um trabalho de priorizações das ações. “Iremos ver quais são as ações que deverão ser implementadas no primeiro e segundo ano, fazendo assim um trabalho de preparação de todo processo licitatório para então iniciamos a execução dessas ações”, afirmou.
Sobre os desafios do projeto, o coordenador falou ainda que deverão ser feitas alguns ajustes em orçamentos, no material técnico bem como em toda documentação técnica. “Iremos fazer também o controle gerencial e financeiro, controle de monitoramento, o controle de efetividade do programa em função de suas ações, tudo isso em conformidade com os padrões do Banco Mundial que são elevados”, comentou, afirmando que seu maior objetivo é cumprir rigorosamente todo o planejamento previsto do ponto de vista físico e financeiro.
Capacitação
Já durante toda essa semana, uma consultoria de técnicos especializados do Banco Mundial irá promover uma capacitação na Semarh bem como na Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) para treinar equipes de implementação do projeto em aspectos de gestão financeira e socioambiental. “Vamos fazer também um treinamento específico de gestores dos componentes, aprendendo assim a como gerenciar cada uma das ações planejadas pelo projeto para esse ano e o ano de 2014, além de revisar todas as metas e ações que contemplam o mesmo”, frisou Wirlan, ponderando ainda que “essa semana é tida como a semana de lançamento efetivo do Projeto Águas de Sergipe, como também uma semana de nivelamento e de capacitação de todos os membros da UAPAS.
Para o secretário, o Programa Águas de Sergipe vem fortalecer o marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no Estado de Sergipe, implementando por sua vez ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Sergipe, sob uma perspectiva integrada. “A partir do empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD–Banco Mundial) no valor de US$ 117,125 milhões de dólares, iremos promover o uso sustentável da água na bacia do Rio Sergipe, assim como a revitalização do rio, promovendo por sua vez melhorias das práticas produtivas de manejo da água e do solo e da qualidade da água”, externou.
O secretário de Meio Ambiente disse ainda que com esses recursos o Governo do Estado vai garantir qualidade da água, proteção dos mananciais, regularizar e garantir a diminuição de perdas da água na irrigação, coleta e tratamento do esgoto e tratamento de resíduos sólidos. “Outra ação do programa é em relação à expansão e melhoria da infraestrutura hídrica e de saneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Sergipe, propiciando a recuperação, a proteção e o potencial aproveitamento sustentável de seus recursos naturais”, pontuou Genival.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Lançado processo de execução do projeto de revitalização do Rio Sergipe – Fotos: Ascom/Semarh