[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A agilidade aliada à eficiência na realização de exames laboratoriais caracterizam o funcionamento do Hospital Regional de Estância ‘Drº Jessé de Andrade Fontes’, inaugurado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo governador Marcelo Déda em 24 de novembro de 2011. Gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a unidade é referência em média complexidade, motivo pelo qual mantém dinâmica a execução de exames de bioquímica, hematologia e urinálise.

Aberto 24 horas por dia, o laboratório conta com a atuação de seis biomédicos e quatro auxiliares de enfermagem responsáveis pela coleta de materiais. A equipe dispõe de equipamentos de ponta, como AVL (apto a realizar exames de eletrólitos, que compreende a análise sanguínea do sódio, potássio e cálcio), microscópio, aparelho de leitura de exames de coagulograma, centrífugas, estufa para esterilização e aparelho de hematologia.

“Além disso, ainda dispomos de Prietest, aparelho semi-automatizado que realiza exames de bioquímica, entre eles, creatinina, colesterol e lipidograma. Após a ativação da ala de internamento, do bloco cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva [UTI] do hospital, o mesmo funcionará juntamente com outro de modelo automatizado, que beneficiará a todos com a execução de uma maior quantidade de exames de bioquímica num menor intervalo de tempo”, destacou a biomédica Camilla Barros.

O espaço compreende sala de lavagem e esterilização de material, sala de bioquímica e hematologia, bem como sala de urinálise e parasitologia. A infraestrutura que tem correspondido às demandas do hospital beneficiou, entre os inúmeros pacientes atendidos, a jovem Adriana Dias Melo, 27 anos, que conduziu o filho André Dias Ribeiro, quatro anos, até a unidade de saúde na última quinta-feira, 5.

“Após se queixar de dores de cabeça e abdominal, percebi que meu filho não estava bem. Ele ainda vomitou e permaneceu febril até que fosse atendido pelo pediatra de plantão, que logo solicitou hemograma. Rapidamente, foi constatado que o menino estava com virose”, explicou Adriana Dias, que declarou estar satisfeita com o atendimento.

Desde o último dia 12 de dezembro, o Hospital Regional de Estância tem disponibilizado serviços ambulatoriais, pediátricos, clínicos, cirúrgicos e ortopédicos a adultos, crianças e idosos que necessitam de serviços de urgência e emergência. Até o dia 31, cerca de 1.700 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já haviam sido atendidos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.