[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Serviço Nacional de Indústria (Senai), está realizando o sonho de 20 adolescentes egressos dos Programas Agente Jovem e Jovem Aprendiz, executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju para atender a jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Eles foram matriculados em curso profissionalizante oferecido pelo Senai e começam a dar os primeiros passos para a tão desejada qualificação profissional, que os conduzirá à inserção no mercado de trabalho.

Esta semana, os adolescentes participaram das aulas do Curso Assistente Administrativo Industrial, que foram iniciadas esta semana. O curso oferecido a esses adolescentes terá duração de um ano, com carga horária de 20 horas semanais. Na aula inaugural, Lucyana de Oliveira Sobral, técnica da área pedagógica do Senai, explicou aos adolescentes toda a estrutura do curso e distribuiu um manual cursista, trazendo todas as informações sobre os procedimentos pedagógicos que serão desenvolvidos durante o curso.

Após a apresentação, os adolescentes tiveram o seu primeiro contato com a sala de aula e assistiram à primeira aula técnica de estudo, matéria que integra a grade curricular do curso de Assistente Administrativo Industrial. A adolescente Sâmara dos Santos, 17, egressa do Jovem Aprendiz, não escondeu sua alegria ao entrar na sala de aula. “É ótima essa oportunidade. Vou aprimorar meus conhecimentos”, resumiu emocionada. “Estou esperando o melhor desse curso e tenho certeza que vou ter um bom desenvolvimento. Este curso vai melhorar muito minha perspectiva de vida e vou poder passar meu aprendizado também, já que fiz estágios em empresas e já tenho um pouco de experiência. Hoje eu vejo meu futuro de outra forma depois que entrei no Jovem Aprendiz porque ele me deu muitas oportunidades e me ensinou a ter responsabilidade também”, revela a adolescente, referindo-se às experiências adquiridas durante o período em que participou das atividades do Programa da Semasc.

Outro adolescente que está feliz com a oportunidade é Evandro da Conceição Andrade, 18, egresso do Agente Jovem, também da Semasc. “Esse curso vai ser muito proveitoso para mim porque eu aprendi muito nesses anos que participei do Programa Agente Jovem e vai ser mais uma porta aberta na minha vida e vou passar por ela com muita dedicação”, comenta. “Tenho certeza que vou concluir o curso e subir mais um degrau da escola da vida”, revela o adolescente, bastante determinado.

“É uma maravilha. Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo aqui. Tenho certeza que vou me dedicar muito nesse curso. Eu acabei de sair de um estágio e agora vou para um curso profissionalizante e isso é muito bom, porque vai abrir caminhos na minha vida profissional. Estou muito feliz”. Este foi o desabafo de Crislaine Gomes Santos, 18, também egressa do Jovem Aprendiz.

A assistente social Valéria Feitosa Andrade, coordenadora dos Programas Agente Jovem e Jovem Aprendiz, destaca a importância de um curso profissionalizante para esses adolescentes, que sonham com a inserção no mercado de trabalho. “É mais uma oportunidade dada a esses jovens de se ter uma qualificação profissional. Dessa maneira, nós estamos contribuindo para essa formação que vai facilitar a inserção no mercado de trabalho”, observa a coordenadora.

Participaram da aula inaugural Eliane Aquino, diretora executiva da Missão Criança Aracaju (Organização Não Governamental parceira da Semasc na execução de programas sociais para atender este segmento em Aracaju); Valéria Feitosa, coordenadora dos Programas Agente Jovem e Jovem Aprendiz; e Maria Eulália, professora do Senai.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.