[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início ontem à noite, 31, no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Coroa do Meio, o curso de alfabetização de jovens e adultos. A iniciativa envolve diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju, como as secretarias de Educação, Assistência Social e Planejamento, para atingir o mesmo público: as pessoas diretamente beneficiadas pela obra de reurbanização do bairro, especialmente os moradores transferidos das palafitas.

As aulas vão acontecer de segunda à sexta-feira, sendo duas horas diárias das 19h às 21h, com a duração de seis meses. Serão duas turmas de aproximadamente 25 pessoas cada e, de acordo com a assistente social que acompanha o curso, Maria das Neves Barros, além do público específico, também foi aberto a comunidade em geral a partir de 15 anos de idade. “Esse é o terceiro curso que acontece aqui e no ano passado foi oferecido para duas outras turmas”, informou.

Duas agentes ambientais que atuam na comunidade serão as responsáveis pelas aulas de alfabetização. “Fomos de porta em porta, mobilizando os moradores para as aulas, em especial os adultos. É muito complicado, eles tem uma resistência muito grande, acham que não vão aprender mais nada, mas conseguimos convencer alguns a participar”, contou Edjane Santos, uma das facilitadoras do curso.

Cursos profissionalizantes

No mesmo centro de referência, no bairro Coroa do Meio, também está em andamento o curso de Confecção de Tapetes de retalhos, com a participação de 17 pessoas da comunidade. O curso está sendo dado voluntariamente por uma das agentes ambientais e encerra na próxima sexta-feira, depois de 33 horas de treinamento. Esse já é o 42º curso de capacitação realizado no centro desde o início da obra de recuperação do bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.