[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante o mês de junho, jornalistas de várias partes do país vieram a Sergipe para fazer a cobertura de um dos maiores festejos juninos do Nordeste. Jornalistas de veículos do Sul e Sudeste estiveram durante cinco dias no estado e ficaram maravilhados com tudo o que conheceram em diversos pontos de Sergipe.

Estância

Na cidade de Estância, primeira parada da comitiva, o brilho das espadas, buscapés e dos barcos de fogo deixaram as correspondentes fascinadas por nossa tradição. As jornalistas Mariana Brugger, do Rio de Janeiro, e Marta Lobo, do Jornal Internacional de Turismo (JTI), e a repórter fotográfica Rosane Waltrick (JTI), de Florianópolis, conheceram o ‘Arraiá do Progresso’, nome dado à cidade cenográfica do município. De acordo com a secretária de Cultura de Estância, Arilethe, o São João da cidade possui muita cultura e tradição. “Este é um grande diferencial, por isso que, quem vem a Estância neste período, fica encantado. E não é pra menos, com explosivos que garantem o brilho da festa”, assegurou.

A cidade, que se transforma num verdadeiro barril de alegria, encantou a jornalista Mariana Brugger, do Caderno Cultural do Jornal O Dia, do Rio. “Tudo isso aqui é muito bonito e muito diferente do que a gente vê no Rio, que só existe um dia de festa para comemorar os festejos juninos e aqui é um mês inteiro, sem falar da dedicação das pessoas que organizam essa festa bonita”, destacou.

As competições do Barco de Fogo foram o ponto alto da visita das jornalistas a Estância, que puderam conhecer de perto esta tradição, que é exclusiva do município. “No início, quando via pela televisão, achei um pouco perigoso. Mas, quando você vê ao vivo, nota que não existe perigo algum. Dá até para ficar perto da fagulha que você não se queima. Tudo isso é muito bonito e vale a pena visitar”, afirmou Marta Lobo, do Jornal Internacional de Turismo (JTI).

Xingó

Em Canindé de São Francisco, município que fica a 230 km de Aracaju, as jornalistas sulistas conheceram o potencial turístico e as belezas naturais da região. As jornalistas fizeram um passeio pelo Cânion do São Francisco e elogiaram a viagem. “Em cada canto deste Estado é uma surpresa e nem sei como traduzir em palavras. Tudo é magnífico. O banho no São Francisco é maravilhoso não esperava encontrar águas tão limpas”, relatou Antônia de Toledo, do Jornal Brasilturis, colunista especialista em turismo.

Para Marta Lobo do JIT, de Florianópolis, o encanto não ficou apenas por conta das belezas naturais, mas também pelo cuidado com a manutenção das tradições de um povo. “Não sabia que aqui existia uma história tão bem preservada. O famoso baião de dois, a carne de carneiro e degustar a tilápia, foi para mim uma experiência fantástica. Agora eu descobri uma Canindé cheia de energia e respeito pelo seu povo, saio daqui completamente encantada. Só posso dizer que estou indo embora apaixonada por tudo que vi e senti neste Estado,”, disse a diretora de redação do JIT.

Forró Caju

De volta à capital, as jornalistas conheceram a grandiosidade do Forró Caju. Durante a festa, as correspondentes se encantaram com a imponência e organização dos nossos festejos. “Em cada canto dessa terra, a paixão do povo pelos festejos é uma coisa maravilhosa. O Estado está de parabéns, eu nunca vi uma festa assim: organizada, com segurança, limpa e pessoas acolhedoras”, falou a repórter fotográfica Rosane Waltrick, do Jornal Internacional do Turismo.

O governador Marcelo Déda, que recepcionou as jornalistas no Forró Caju, conversou e foi alvo de vários elogios por parte delas, que destacaram a manutenção da tradição junina no Estado de Sergipe. “Dá para notar isso por conta do carinho e respeito que o mesmo tem ao transformar um pequeno Estado num enorme arraiá para o povo. O país precisava de mais exemplos deste tipo”, disseram.

Já o secretário de Turismo, Elber Batalha, fez questão de mostrar as jornalistas o cenário montado na praça dos mercados municipais. A beleza do Forró Caju encantou e as deixou fascinadas. “Que cenário colorido, a comida, as pessoas, a gentileza; nem encontro adjetivos para traduzir tudo que estou sentido. Fiquei apaixonada por essa cultura e sua gente”, comentou a jornalista paulista, Antônia de Toledo do Jornal Brasilturis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.