[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma iniciativa fruto de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, que permite a contratação de uma estrutura que viabiliza a realização de cerca de 200 cirurgias de catarata, devolvendo ou beneficiando a visão de pessoas que não teriam condições de arcar com essas intervenções. Essa foi a ação realizada durante toda essa quarta-feira, 26, no Hospital Regional de Propriá São Vicente de Paula, e que contou com uma visita do governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva.

“É gratificante ver esse hospital, que foi completamente reformado nesse governo, oferecer mais esse importante serviço à população carente de todo o baixo São Francisco. A abertura desse hospital permitiu que as pessoas contassem com  um atendimento em saúde mais digno, que os filhos de Propriá voltassem a nascer em seu município e que ainda se pudessem realizar ações como essa”, ilustrou o governador em exercício, Jackson Barreto.

“Além do benefício a toda a saúde básica, graças a esse hospital, essas 200 pessoas estão tendo a oportunidade de passar por cirurgias de catarata. É muito bom sentir a emoção e o agradecimento das pessoas por realizações como essa. Esse é um dia de alegra a qualquer homem público, já que cuidamos de quem precisa de saúde, dos pequenos produtores e dos problemas básicos da população carente do nosso estado”, enfatizou Jackson Barreto, após percorrer os corredores e ambulatórios do hospital, conversar com os pacientes e constatar as características do atendimento.

“É em realizações como essas que se vê a importância das ações estratégicas empreendidas pelo governador Marcelo Déda em todas as regiões do estado. Graças a isso, estamos constatando esta verdadeira transformação”, destacou.

Logística

De acordo com a secretária Joélia Silva, a iniciativa é fruto de um recurso específico enviado todos os anos pelo Ministério da Saúde para a realização de mutirões de diversas cirurgias, entre elas, a de catarata. “Ano passado combinamos com os gestores municipais de descentralizarmos essas realizações para os hospitais regionais. Graças a Deus, chegou a oportunidade de Propriá poder realizar esse mutirão no hospital São Vicente de Paula”, detalhou a secretária.

Ainda conforme a secretária, é realizada a contratação (no caso, a empresa Instituto de Olhos de Sergipe- IOSE) da estrutura que vem com todos os equipamentos necessários e equipe de profissionais, incluindo microscópios e lentes, tudo a preço da tabela SUS, instala-se no hospital, realiza a visita prévia verificando todas as condições sanitárias e delimita os espaços necessários. “Aqui, separamos o centro obstétrico do centro cirúrgico para evitar riscos de contaminação, e isolamos uma sala só para cirurgias do mutirão, enquanto a outra atende o fluxo normal da urgência do hospital”, explicou a secretária.

Foram avaliados 400 pacientes e, destes, 200 foram classificados com a necessidade da intervenção cirúrgica de catarata. Também foram diagnosticadas necessidades de cirurgias de pterígio e retina, que serão marcadas para um próximo momento. “Após essa análise, os pacientes em condições de se submeter a cirurgia, devido geralmente à pressão arterial, são encaminhados ao centro cirúrgico e já saem daqui com óculos escuros, colírios e todas as orientações necessárias. Em uma semana ou 15 dias eles podem retornar caso haja necessidade de operar o segundo olho. Essa é uma ação gratificante pois a visão é um bem de valor incalculável na vida de qualquer pessoa”, concluiu Joélia Silva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.