[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O vice-governador Jackson Barreto, representando o governador Marcelo Déda, participou na noite dessa sexta-feira, 1, da festa que é considerada o maior carnaval antecipado do interior de Sergipe, o Carnatobias 2013, em Tobias Barreto. Na companhia do deputado federal Fábio Reis, e do prefeito do município, Dilson de Agripino, o vice-governador conferiu a alegria e energia dos turistas e moradores do município da região Sul do estado.

“O Carnatobias é uma festa que tem uma tradição interessante e estratégica, pois a prefeitura e os organizadores sempre comemoram o carnaval de forma antecipada, pensando em atrair os turistas de toda a região, já que, só aqui tem carnaval agora, e também porque, assim, se reduz os custos, pois as bandas e os trios elétricos são mais caros na data exata do Carnaval. De forma que eles unem o útil ao agradável nessa terra, conhecida por seu artesanato, costura, bordado, mas que também tem como marca esse carnaval que é uma alegria”, explicou Jackson Barreto.

“Tobias Barreto tem na alma essa festa de carnaval antecipado. Já é uma tradição na região e é a maior festa da cidade. Para mim, é um dos melhores carnavais do interior sergipano e muito importante para o município e vizinhança, porque atrai a população das divisas, gerando uma grande confraternização e permitindo que os vendedores façam os seus negócios e que a população, em geral, brinque e se divirta”, disse o prefeito Dilson de Agiripino.

O Carnatobias, que este ano acontece nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, sofreu a ameaça de não ser realizado, devido a estiagem prolongada, que atinge municípios da região, comprometendo suas despesas públicas. No entanto, o esforço da prefeitura local e o apoio do Governo do Estado foram fundamentais para manter a data e a realização dessa festa que já se tornou uma tradição nas redondezas.

“Para Tobias é muito importante acontecer esse carnaval pelo momento de estiagem que enfrentamos. Quero agradecer ao governador Marcelo Déda, ao vice-governador Jackson Barreto, por todo o apoio que eles têm dado a Tobias Barreto, para não sofrermos tanto com as perdas da seca e inclusive na realização do carnaval daqui. Porém, devido a estiagem, este ano teremos três, e não quatro, dias de festa, sendo sexta, sábado e domingo”, esclareceu o prefeito.

O Carnatobias recebe o apoio do Governo do Estado, através da garantia da segurança e zelo pela vida do cidadão sergipano, por meio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros envolvidos na organização da festa. Segundo Dilson de Agripino, por noite, só de policiais militares são 120 homens fazendo a segurança da festa, e ainda há policiais fazendo rondas nos bairros, nas ruas e nas estradas.  

Economia

Durante os três dias de festa estima-se que devam circular na cidade, em média, 70 mil pessoas por dia. A festa movimenta a economia da região, possibilitando o aumento das vendas no comércio, atraindo turistas e hospedes para os hotéis e pousadas e dando oportunidade para os pequenos comerciantes e vendedores ambulantes, que garantem sua renda vendendo bebidas, petiscos, doces e comidas.

“Eu agradeço e desejo que o meu governador, o meu amigo e companheiro, Marcelo Déda, que Deus o cure, porque ele mora no coração de Tobias Barreto. Respeitando a todos os outros governadores passados, mas para mim, e para o povo de Tobias, o maior governador para o nosso município é Marcelo Déda, porque, se hoje nós podemos fazer um carnaval em um momento de estiagem, é porque nosso povo tem água nas torneiras, pois antes das obras trazidas pelo governo de Déda vivíamos um momento difícil com a falta de água na nossa cidade”, lembrou o prefeito.

Jackson Barreto destacou que as ações do Governo do Estado, no município, vão além do apoio a festas e as tradições locais. “Tobias é um município que tem a forte presença do Governo do Estado, com muitas realizações, principalmente levando-se em conta, a cultura da região, como é o caso, da construção do Centro Empresarial que abrigará cerca de 80 lojas que produzirão confecções e artesanatos a serem comercializados em todo o estado, fortalecendo a economia e desenvolvendo ainda mais a região, gerando emprego e renda para o estado. É um município que tem um povo alegre, que Nossa Senhora Imperatriz abençoa e onde o Governo do Estado já investiu mais de R$ 60 milhões, ao longo dos últimos anos”, ressaltou o vice-governador.

Fruto de um investimento de R$ 15 milhões (através do BNDES e contrapartida do governo estadual), o Centro Empresarial Integrado (CEI) está sendo construído pelo Governo do Estado, no município que é um tradicional polo de comercialização e produção de confecções em Sergipe. A inauguração está prevista para acontecer em março deste ano.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.