[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um encontro onde a proatividade e a resolutividade do Governo Federal foram marcantes. Assim, o vice-governador Jackson Barreto definiu a 17ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) , realizada durante esta terça-feira, 2, em Fortaleza (CE), contando com a participação dos governadores nordestinos mais os representantes de Minas Gerais e Espírito Santo, que compõem a área de abrangência do órgão.

“Esta foi uma reunião acima das expectativas, uma vez que todos os pleitos definidos pelos governadores foram não só abordados pela presidenta Dilma e sua equipe, como contaram com soluções efetivas para minimizar os efeitos da estiagem que vem afligindo toda a região Nordeste”, apontou o vice-governador Jackson Barreto.

Segundo ele, o Governo Federal , a partir do conjunto de medidas anunciadas pela presidenta, demonstrou estar efetivamente preocupado em proporcionar a restruturação econômica da região que vem enfrentando a pior seca dos últimos tempos. “O que vimos aqui foi um salto extremamente positivo nas ações do Governo Federal. A prova inconteste disso é a própria presença da presidenta Dilma nos últimos três encontros para discutir objetivos regionais. Quando foi que vimos uma demonstração de compromisso destas?”, questionou Jackson Barreto, contextualizando os últimos eventos realizados com a presença da presidenta no Nordeste.

A eliminação de diversas barreiras burocráticas para acesso aos recursos, bem como implementação de programas também foi evidenciado como extremamente importante pelo vice-governador. “Havia pleitos antigos dos governadores como a eliminação da exigência de titularidade da terra para acesso a recursos, exigências ambientais e outras barreiras burocráticas que tornavam pouco efetivas algumas medidas, e que agora serão abordadas de forma diferenciada, com responsabilidade, mas tendo sempre o benefício social como primordial”, destacou Jackson.

A definição de um novo papel para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que terá a atribuição de dinamizar a distribuição de milho, inclusive, com a utilização da estrutura de portos do Nordeste também chamou positivamente a atenção do vice-governador. “Este também era um pleito antigo dos governadores que estão percebendo o sofrimento dos sertanejos com as perdas do rebanho provocadas pela seca. Serão ofertadas pelo Governo Federal cerca de 350 toneladas de milho a serem distribuídas aos estados de acordo com o rebanho existente em cada um”, detalhou Jackson Barreto.

“À medida que os estados recebem um apoio fundamental como este, podem reverter seus recursos para outras ações também importantes neste momento de enfrentamento da seca”, ponderou o vice-governador. “O que vimos aqui, para nossa satisfação, foi que a presidenta Dilma, como é sua marca registrada, não só respondeu aos pleitos dos governantes, como se antecipou ao propor solução para questões que vão se apresentando com a intensificação da estiagem. Estamos vivendo um novo momento onde, se não houvesse essa parceria e comprometimento do Governo Federal, poderíamos estar constatando uma das maiores tragédias do país, com a perda de diversas vidas humanas”, sentenciou o vice-governador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.