[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após uma extensa agenda de inaugurações e atos no Centro-Sul do Estado, o governador em exercício, Jackson Barreto, participou, na noite desta quinta-feira, 26, da solenidade de formatura de cerca de 200 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município de Tobias Barreto, a 132 km da capital. O ato solene ocorreu no Clube Social, na Avenida Luiz Alves, sede do município.

O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A Prefeitura Municipal de Tobias Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a formatura dos concludentes dos cursos do programa, que tem por objetivo viabilizar o acesso da população em situação de vulnerabilidade e riscos social e pessoal a cursos de qualificação profissional.

“É uma grande satisfação prestigiar a formatura dos filhos do povo. Prefeito Dilson, muito obrigado por me permitir presenciar o ato que sentencia o sucesso dessa parceria, vendo os filhos e filhas do povo com diploma na mão se preparando para adentrar ao mercado de trabalho de forma qualificada. Esta é realmente uma ação revolucionária, que mostra o quanto este país está mudando”, afirmou o governador em exercício, referindo-se ao prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino.

Ainda segundo Jackson Barreto, essa oportunidade de qualificação oferecida pelo Governo Federal, a partir de uma iniciativa da presidenta Dilma Rousseff, representa a possibilidade de ascensão social e da busca de uma melhoria da qualidade de vida através da qualificação e do trabalho. “Eu sei a importância do trabalho na construção dos destinos de nossas vidas. A minha história de vida é parecida com a de muitos de vocês. Espero que daqui saiam profissionais de sucesso que aproveitem da melhor maneira possível esta oportunidade”, declarou.

 Relevância

Já o prefeito Dilson de Agripino mencionou a importância de mais uma parceria de sucesso da sua administração com o Governo do Estado e o Governo Federal. “É uma oportunidade para nossos jovens de buscarem o mercado de trabalho já com qualificação, ampliando suas possibilidades. Desde o ano passado, estamos contando também com a colaboração do Instituto Federal de Sergipe (IFS) beneficiando a nossa população com cursos técnicos. Isto representa a mudança de foco nas políticas de capacitação e assistência social no Brasil”, disse o prefeito.

Sua opinião foi corroborada pelo secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tiago Falcão, que também prestigiou o evento. “Esta é uma demonstração dos compromissos da presidenta Dilma Rousseff, que tem feito questão de participar, quando sua agenda permite, ou então de enviar um ministro ou um secretário nacional a todas as formaturas do Pronatec. Para ela, esses são atos fundamentais e que comprovam que a população quer e aproveita da melhor forma todas as oportunidades de capacitação oferecidas, ao contrário do que sugerem os críticos dos programas sociais”, apontou o secretário. “Os reflexos desse programa já estão se proliferando em todo o Brasil e, em Sergipe, não poderia ser diferente já que o governador Marcelo Déda foi um dos maiores defensores dos programas e ações de combate á miséria. Aqui está a prova de que os nossos jovens buscam e aproveitam essas oportunidades”, complementou.

O deputado federal Rogério Carvalho destacou o fato de estarem sendo oferecidas oportunidades a cidadãos que não tinham acesso à maioria das políticas públicas. “Estes são brasileiros que ninguém via e estão sendo vistos pela primeira vez na história deste país. Eles só entravam nas estatísticas, mas não eram vistos como cidadãs e cidadãos”, contextualizou.

Para o deputado estadual Gustinho Ribeiro, o programa traz uma nova perspectiva de evolução para uma camada da população que vivia num processo de exclusão. “O que estamos vendo é uma modificação de vidas. A população está tendo novas oportunidades graças a uma visão estratégica e acertada do Governo Federal”, apontou.

Já o secretário municipal de Ação social, Valdiosmar Vieira, ponderou sobre a necessidade de uma ampliação cada vez mais destas políticas inclusivas, apontando para a necessidade de se buscar também a inclusão de pessoas portadoras de deficiências nesses programas de capacitação. “Já contamos com uma notável evolução, mas precisamos avançar muito mais para buscar inserir uma parcela cada vez maior de uma população que não teria como buscar uma inserção qualificada no mercado. Os resultados desses investimentos terão um enorme resultado social beneficiando todo o país”, destacou o secretário, que fez questão de agradecer e enumerar a importância de cada um dos parceiros que se somou à iniciativa.

Alcançe

No âmbito estadual, em 2012, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) por meio de parcerias com Senai, Senac e IFS, beneficiou 491 alunos com a oferta de cursos de formação inicial continuada em auxiliar de pessoal e almoxarife, promotor de vendas, cuidador de idoso e infantil e balconista de farmácia.

Em Tobias Barreto, foram entregues os diplomas aos formandos dos cursos de Operador de Computador (dividido em turmas diurnas e noturnas), Cabeleireiro Assitente, Costureiro (aproveitando uma vocação da região), Manicure/Pedicure, Inglês Básico, Depilador e Auxiliar de Cozinha. Todos em parceria com Senai, Senac e instituições parceiras.

Objetivos

Os objetivos dimensionados para o programa são expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância. Também estão entre as metas, construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Além disso, a iniciativa também visa aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica, e melhorar a qualidade do ensino médio.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.