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A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), realiza o IV Encontro de Educação Patrimonial do Programa TV Escola. O evento acontecerá dia 2 de dezembro, das 8h30 às 13h, no Palácio Museu, Praça Olímpio Campos, Centro, Aracaju/SE.

O objetivo desse encontro é divulgar o trabalho em educação patrimonial que o TV Escola vem desenvolvendo em Sergipe. Nessa perspectiva, visa fomentar a instauração desse conteúdo como tema transversal através das diversas áreas e níveis de conhecimento no ambiente escolar.

O diretor da Dite, Galvani Alves Mota, ressalta que o evento propõe uma mostra de produtos audiovisuais, fruto das produções culturais desenvolvidas nas escolas, com foco no conhecimento, valorização e preservação do patrimônio material e imaterial presente na cultura sergipana, com a perspectiva da continuidade dessa práxis através dos currículos escolares.

Educação Patrimonial

No contexto dessas discussões, desde 2005 o TV Escola em Sergipe desenvolve um trabalho com a Educação Patrimonial, capacitando professores. A partir de 2007, a divulgação desses resultados vem acontecendo através de encontros estaduais, como iniciativa da Divisão de Tecnologia de Ensino/TV Escola em parceria com as Diretorias Regionais de Educação/Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e o Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional/IPHAN.

A coordenadora do TV Escola em Sergipe, Rita Barbosa Sousa, esclarece que essa temática já vem sendo desenvolvida no passado por intelectuais, um deles Mário de Andrade, considerando ser o trabalho com o patrimônio cultural um reforço a autoestima dos indivíduos e das comunidades por valorizar a rica diversidade da cultura brasileira.

Nessa mesma linha, aponta também Rodrigo de Melo Franco, defensor da utilização do acervo cultural como objeto de estudo nos currículos escolares para assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico cultural. No aspecto legal, enfatiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 26, em que a parte diversificada dos currículos de Educação Básica deve observar as características regionais e locais da sociedade e da cultura, abrindo espaço para a construção de uma proposta de ensino voltada à divulgação do acervo cultural de estados e municípios.

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