[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Grande parte dos empresários que compõem o Trade Turístico sergipano esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório do Hotel Sandrin, me Aracaju, para a 20ª edição do ‘Café com o Trade’. O encontro, já tradicional, foi uma das formas encontradas pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) para construir uma política pública para o setor de maneira participativa e integrada com as reais necessidades do mercado.

“Quem faz o turismo em Sergipe não é só o governo. São pessoas como essas, que batalham diariamente pelo destino”, enfatiza o diretor-presidente da Emsetur, José Roberto de Lima. Diante de uma platéia atenta, ele divulgou parte do planejamento de marketing para 2011, incluindo um calendário de feiras que deverá contar com a participação sergipana e um pré-levantamento do calendário para as ações do Programa ‘Embaixadores de Sergipe’.

Além disso, José Roberto aproveitou o espaço para apresentar a campanha de divulgação que será feita durante o verão. Com o mote: ‘Deixe Sergipe surpreender você!’, as peças mostram toda a diversidade que se pode encontrar em solo sergipano. “Até o fim do mês estaremos distribuindo o novo material de folheteria entre hotéis, bares e restaurantes e receptivos. A expectativa é a de oferecer ao turista o máximo de informações sobre Sergipe”.

Tem folders, encartes, jogos americanos, tags de porta e mala, enfim, tudo inspirado no tema central. Até mesmo o site foi reformulado para se adequar à campanha. “Reformulamos com a ideia da campanha. Deixamos mais interativo, com mais imagem e espaços de informação. É um site evoluído, onde destacamos as peças publicitárias sobre Sergipe. Vale ressaltar que não é um site da Emsetur, mas do turismo sergipano”, revela José Roberto.

Concomitante a isso, a Emsetur realiza o projeto ‘Você conhece Sergipe?’, em que estará realizando pequenas apresentações de nivelamento de informação junto aos profissionais que trabalham com turismo no estado. Nesses encontros, serão apresentados os roteiros sergipanos e novas atrações, como a Orla Pôr-do-sol ou o Palácio Museu Olímpio Campos.

“Estaremos trabalhando um conjunto de informações que precisam ser divulgadas. São subsídios básicos replicados ao maior número de profissionais possível. Já na próxima semana reuniremos gerentes e responsáveis pelo treinamento em hotéis para divulgar isso. Também queremos distribuir um botton para aqueles que passarem pelo nivelamento, que servirá como identificador à quem buscar informações sobre Sergipe”, explica o diretor-presidente da Emsetur.

Aceitação

Conscientes da importância de se atender bem ao turista, o trade foi bastante participativo, colaborando com sugestões ao novo material. “Tenho observado ao longo dos anos que a Emsetur tem se esmerado em fazer um material que agrade ao público. O Trade cobra isso, e a Empresa tem respondido prontamente. Tudo o que vier para divulgar o Estado é bom e agradecemos o Governo, através da Emsetur, por sempre estar de portas abertas para nos atender”, afirma o empresário e vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Sérgio Oliveira, da Top Tur.

Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, Kátia Pimentel, a qualidade do material é inquestionável. “As peças são maravilhosas e, com certeza, atingirão seu objetivo. Isso, aliado a um trade comprometido em oferecer o melhor serviço serão o diferencial para Sergipe”, destaca.

O empresário José Hamilton de Santana, proprietário do Restaurante e Casa de Forró Cariri, destacou ainda a necessidade de se ampliar a visão de quem trabalha no ramo. “É preciso pensar além de si mesmo. Temos que trabalhar pensando no turismo como um todo. Não penso só no meu restaurante, até porque se vem mais gente para os hotéis, vem mais gente para o Cariri”, segreda, mostrando que o trabalho em equipe é que tem impulsionado o turismo sergipano.

Avaliação

Para José Roberto de Lima, o último ‘Café com Trade’ do ano serviu como balanço para seu trabalho à frente da Emsetur, a qual comanda desde abril de 2008. “Nos últimos anos conseguimos observar um processo de evolução no turismo sergipano, mas ainda temos muito que fazer. É um processo de construção constante e temos que ter consciência de que enfrentamos agora desafios cada vez maiores”, declara.

Mesmo relembrando as dificuldades, José Roberto não deixou de agradecer a todos que o ajudaram neste caminho. “Cheguei para assumir uma Empresa que tinha passado os últimos quatro anos fechada. Era uma sala com alguns computadores. Mesmo assim, conseguimos construir uma estrutura com pessoas comprometidas e que hoje elevam o nome de Sergipe em feiras e eventos importantes. O turismo sergipano está acontecendo, sem desperdícios, sem oba oba”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.