[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Preservar a natureza como defesa à vida é uma visão ampliada de saúde que a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, vem desenvolvendo nesses últimos quatro anos com a já tradicional Caminhada da Jabotiana. O evento aconteceu na manhã de hoje, 25, e contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, além de lideranças locais, usuários, moradores e estudantes de todas as escolas situadas no bairro.

A Caminhada teve início às 8 horas com saída da praça do conjunto Santa Lúcia e destino à praça do conjunto Sol Nascente. Antes da saída, os instrutores da Academia da Cidade fizeram um breve aquecimento físico com os participantes. Alunos das escolas da comunidade levaram às ruas os cartazes e trabalhos realizados durante a semana que antecedeu o dia da mobilização, que traziam entre outros temas: a preservação dos manguezais, o esperdício da água, cuidados com o lixo e materiais recicláveis.

De acordo com a gerente da unidade, Karine Garrido, o projeto foi pensado para trabalhar com toda a comunidade do bairro Jabotiana, mostrando para ela como a preservação do meio ambiente interfere na saúde dos moradores. “Na elaboração do projeto, levamos em conta um levantamento realizado através do reconhecimento da área e cadastramento das famílias, onde identificamos diversas situações de risco ambiental diretamente relacionadas aos problemas de saúde detectados no bairro”, explicou. Segundo ela, doenças como dengue, leishimaniose cutânea, esquistossomose, e insuficiência respiratória aguda eram muito comuns entre a população local.

Karine Garrido explica ainda que com o desenvolvimento do projeto, pouco a pouco a realidade ambiental da Jabotiana começou a mudar. Através do trabalho de conscientização e mobilização, junto às escolas, ao Conselho Local de Saúde e à Associação de Moradores, algumas situações presenciadas anteriormente já não fazem mais parte do cenário local. O resultado foi a melhoria da saúde da população e a valorização dos espaços públicos. Segundo ela, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também teve um papel importante na redução dos índices, através da implantação da coleta seletiva de lixo no bairro.

O evento foi encerrado com um grande círculo em volta da praça, simbolizando um ato de reflexão e união entre todos os que participaram. “Hoje é um dia para refletirmos o valor da vida, de consolidarmos ações que garantam a sua defesa e a luta contra aqueles que em seus atos destroem a natureza e todas as formas de vida”, ressalta o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.