[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como resultado final de uma prática de gestão em responsabilidade socioambiental, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi contemplado recentemente com a licença ambiental concedida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). A prática implementada pelo Instituto foi um dos temas apresentados durante o Seminário “Em Busca da Excelência na Gestão Ciclo 2013”, promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), em Brasília.

Para receber a licença, o ITPS foi avaliado dentro do Programa da Excelência na Gestão (PEG) da Associação em 8 critérios e no quesito ‘Sociedade’, que aborda os processos gerenciais relativos ao respeito ao meio ambiente, apresentou a prática da “Implantação de uma Gestão Socioambiental Sustentável por Meio da Adesão ao Programa ‘Agenda Ambiental na Administração Pública” (A3P) – promovido pelo Ministério de Meio Ambiente – a partir da qual o órgão estabeleceu ações estratégicas em busca da melhoria contínua dos processos. “Uma das ações estava focada em conseguir a nossa licença ambiental”, disse o assessor de planejamento do ITPS, Marcus Sândalo.

Ainda segundo Marcus, foi criado um comitê de segurança interna para aderir à A3P onde foram desenvolvidos projetos que envolvem palestras informativas, a reutilização das águas no processo de refrigeração, coleta seletiva, o monitoramento do consumo de água e energia, descarte correto dos rejeitos dos laboratórios, coleta de pilhas e baterias, dentre outras atividades. “Participamos de uma série de ações que nos levaram, finalmente, à expedição da licença. Esse é, na verdade, o resultado final de um longo processo de trabalho”, destacou Marcus, acrescentando que a licença ambiental do ITPS foi expedida no último dia 14 de março e tem validade até 14/03/2018.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, José do Patrocínio, todas as empresas precisam de licença ambiental, pois a legislação está cada vez mais exigente, de modo que se evite impacto no meio ambiente. “Como nossos clientes só trabalham com órgãos acreditados, esse será mais um documento de que o ITPS dispõe para disputar mercado. Nosso principal objetivo é trabalhar dentro das práticas ambientais e com a licença, serão avaliados os procedimentos de descarte dos dejetos, garantindo que o órgão está trabalhando dentro das práticas que são aceitas sob o ponto de vista ambiental, tanto de laboratório como de gestão”, explicou ao ressaltar que esse papel é mais uma confirmação do trabalho que o ITPS vem realizando.

Ações premiadas

Em 2010, o ITPS concorreu ao prêmio de ‘Melhores Práticas A3P’ na categoria ‘Uso Sustentável dos Recursos Naturais’ premiação anual, ficando em 3º lugar a nível nacional com a prática de ‘Ação de recuperação das águas de refrigeração dos laboratórios’.

Parabenizando o ITPS, o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, ressaltou que as conquistas alcançadas pelo Instituto são fruto do empenho e dedicação dos colaboradores e do Presidente. “O trabalho que o ITPS tem realizado é no sentido de ampliar a eficácia de atuação do órgão – que presta relevantes serviços à sociedade e contribui para os dois principais eixos da atuação do Governo de Marcelo Déda: inserção pela renda e inserção pelo direito, por meio de acesso às políticas públicas”, diz Saumíneo.

A licença ambiental pode ser consultada no site da Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema, o www.adema.se.gov.br.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.